Página inicial > Últimas Notícias > Temas das mesas redondas do 39º SEURS são definidos em votação
Notícias IF Farroupilha

Temas das mesas redondas do 39º SEURS são definidos em votação

Publicado em Segunda, 26 de Abril de 2021, 09h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O 39º Seminário de Extensão da Região Sul (SEURS) será realizado de 15 a 17 de setembro de forma online. Os temas das mesas redondas foram definidos em votação pelos representantes de extensão das instituições de ensino da Região Sul. A programação contará ainda com palestras, oficinas, estandes virtuais e apresentações de trabalho. O evento é organizado de forma conjunta pelo Instituto Federal Farroupilha e pela Universidade Federal de Santa Maria.

Anexos:

Os temas das três mesas redondas da edição deste ano, definidos em votação, são: Curricularização da Extensão e impacto social; Economia criativa e produção cultural e Geoparques e desenvolvimento territorial e humano. Além das mesas redondas, haverá uma conferência de abertura, oficinas, estandes virtuais, apresentação de trabalhos por temas (comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, trabalho), reuniões e atividades artístico-culturais. O tema da mesa de encerramento será “Estado, Políticas Públicas e Extensão”.

A submissão de propostas de oficinas, mini-cursos e trabalhos está prevista para o mês de julho. A divulgação dos aceites deve acontecer em agosto.

O tema geral da edição deste ano do SEURS será "Desenvolvimento Regional e Cidadania pela perspectiva da Extensão". As inscrições são gratuitas. Haverá certificação aos ouvintes, aos apresentadores de trabalhos, avaliadores, monitores e coordenadores. Os trabalhos selecionados para apresentação serão publicados nos Anais do seminário.

O 39º SEURS terá como principais fundamentos o centenário do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire; a relação entre extensão e os objetivos da Agenda 2030 da ONU;  a inserção da extensão nos currículos da graduação e seu compromisso com as demandas da sociedade; o impacto e a transformação social gerados pela extensão e, por fim, a defesa das Instituições de Ensino Superior que ofertam educação gratuita e de qualidade e o papel da extensão no desenvolvimento e implementação dessas políticas públicas.

Confira a 1ª Circular do 39º SEURS em anexo. Dúvidas sobre o evento podem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assunto(s):