Página inicial > Últimas Notícias > Seminário sobre Diversidade e Inclusão do IFFar chega a sua 5ª edição
Notícias IF Farroupilha

Seminário sobre Diversidade e Inclusão do IFFar chega a sua 5ª edição

Publicado em Terça, 22 de Outubro de 2019, 15h25 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A quinta edição do Seminário de Educação, Diversidade e Inclusão (SEDI) do IFFar ocorre hoje (22) e amanhã no Campus Panambi. O evento tem transmissão ao vivo pela WebTV do IFFar.

fotoreitorasedi2019

Foto: a reitora do IFFar, professora Carla Jardim, destacou a importância da discussão de temas como diversidade e inclusão

Acompanhe o evento ao vivo através deste link

O SEDI tem como objetivo oportunizar espaços de reflexão, formação e discussão sobre educação, diversidade e inclusão e suas articulações. A programação inclui exposições, lançamento de livros, palestras e mesas redondas que perpassam temas como associativismo negro no RS, deficiências e mundo do trabalho, formas de evitar adoecimentos acadêmicos e mediação de conflitos nas escolas. A programação completa está disponível aqui.

Durante a abertura do evento, a reitora do IFFar, professora Carla Jardim, disse que o SEDI se constitui como principal marco da instituição em relação aos temas diversidade e inclusão. Ela lembrou que a instituição possui em sua estrutura três núcleos com servidores dedicados a debater estes temas - o Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS).

IMG 20191022 142243

Foto: servidores e alunos do IFFar participam do 5º Seminário de Educação, Diversidade e Inclusão (SEDI)

Carla Jardim também destacou a importância da discussão da diversidade e da inclusão na atualidade. "Se sempre foi importante que tivessemos espaços para falar da diversidade e da inclusão, vivemos, sem sombra de dúvida, um tempo em que isso se torna fundamental e imprescindível", disse a reitora do IFFar. Para ela, casos de feminicídio e manifestações de discriminação, principalmente relacionadas à gênero e sexualidade, têm aumentado no Brasil.

Por fim, a professora Carla Jardim disse que não é possível pensar na formação de bons profissionais sem que essa formação seja permeada por questões como diversidade e igualdade.

IMG 20191022 150005

Foto: na tarde desta terça (22), ocorreu uma conferência sobre Associativismo negro no Rio Grande do Sul"