Informações gerais
Apresentação
A Ouvidoria do IFFar é a unidade responsável, no âmbito da autarquia, por:
- Promover a participação dos usuários na administração pública, em cooperação com outras entidades de defesa dos usuários
- Acompanhar a prestação dos serviços, visando a garantir a sua efetividade
- Propor aperfeiçoamentos na prestação dos serviços
- Auxiliar na prevenção e correção dos atos e procedimentos incompatíveis com os princípios estabelecidos pela Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017
- Propor a adoção de medidas para a defesa dos direitos dos usuários, em observância às determinações da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017
- Receber, analisar e encaminhar às autoridades competentes as manifestações, acompanhando o tratamento e a efetiva conclusão das manifestações de usuários perante o Instituto Federal Farroupilha
- Promover a adoção de mediação e conciliação entre os usuários e o Instituto Federal Farroupilha, sem prejuízo de outros órgãos competentes
Manifestações
Por meio da Ouvidoria, qualquer pessoa pode se comunicar com o IFFar, inclusive de forma anônima, registrando um(a):
- Solicitação – para pedir um atendimento ou uma prestação de serviço
- Elogio – para expressar satisfação com um atendimento/serviço prestado
- Reclamação – para expressar insatisfação com um atendimento/serviço prestado
- Sugestão – para enviar uma ideia ou proposta de melhoria dos serviços
- Simplifique – para sugerir alguma ideia que possa desburocratizar os serviços
- Denúncia – para comunicar um ato ilícito praticado contra a administração pública
- Pedido de acesso à informação – para solicitar acesso a informações/dados públicos
Pedidos de acesso à informação
Qualquer pessoa pode solicitar o acesso a dados controlados pelo IFFar, nos termos da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Os pedidos de acesso à informação devem ser realizados, preferencialmente, na plataforma Fala.BR, no item "Acesso à Informação".
Em caso de dúvidas ou dificuldades, entrar em contato pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo telefone (55) 996 497 568 (apenas ligações convencionais — o atendimento por WhatsApp não está disponível).
Como registrar uma manifestação
Preferencialmente, as manifestações devem ser registradas diretamente na plataforma Fala.BR: https://falabr.cgu.gov.br/
Os cidadãos também podem se manifestar por e-mail e/ou telefone e, ainda, serem atendidos presencialmente.
Contato
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (55) 996 497 568 (apenas ligações convencionais — o atendimento por WhatsApp não está disponível)
Endereço: 7º andar da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, na Alameda Santiago do Chile, 195, Nossa Senhora das Dores, 97050-685, Santa Maria (RS)
Ouvidor: Tairon Beck Martins (Portaria Eletrônica nº 1136/2023 – GRE)
Ouvidora Substituta: Fernanda Catelan (Portaria Eletrônica nº 597/2021 – GRE)
Titular do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC): Tairon Beck Martins (Portaria Eletrônica nº 1241/2023 – GRE)
Substituta do SIC: Fernanda Catelan (Portaria Eletrônica nº 642/2021 – GRE)
Redes Sociais