Página inicial > São Vicente do Sul > Campus obtém registro no Serviço de Inspeção Municipal para laticínios
Notícias São Vicente do Sul

Campus obtém registro no Serviço de Inspeção Municipal para laticínios

Publicado em Terça, 02 de Abril de 2024, 16h31 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul, por meio da Diretoria de Pesquisa, Extensão e Produção (DPEP), obteve mais um registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), agora para laticínios.

Exigido para atividades de processamento de produtos de origem animal, o SIM é obtido junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente e certifica aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênico-sanitária, permitindo a venda dos mesmos dentro da área geográfica do município.

Para obter o registro SIM, o Campus SVS teve que se adequar a uma série de exigências estabelecidas pela legislação sanitária municipal. Segundo o diretor da DPEP, servidor Fabiano Damasceno, “foi uma longa caminhada de adequações, juntada de documentos, reformas no prédio, aquisição de equipamentos e adoção de procedimentos”.

site SIMS

Dentre as mais diversas exigências, cita-se a elaboração das plantas da edificação (baixa, fachada, hidrossanitária), do memorial econômico sanitário com a relação dos equipamentos e fluxograma da produção, do memorial de registro de queijo e doce de leite, do laudo do órgão de proteção ambiental, do laudo de água, do manual de boas práticas de fabricação (BPF) e do Procedimento Operacional Padrão (POP). Também foram realizadas pequenas reformas e serviços de manutenção predial. Além disso, foram adquiridos pasteurizador de leite, tanque para conservação e analisador de leite.

Fabiano conta que o trabalho durou meses e representa uma vitória de muitas pessoas, tanto de servidores, quanto de funcionários terceirizados. “Agora, os desafios seguem, pois precisamos manter a qualidade dos processos, o que vai garantir a qualidade dos produtos e, quem sabe, possamos comercializar os excedentes em breve, dentro das normativas institucionais”, finaliza ele.

Há décadas que o Campus SVS produz e processa leite dentro da própria instituição, mas foi a partir da obtenção da Licença Ambiental junto à FEPAM, em 2020, que foi possível vislumbrar a efetiva regularização sanitária de todas as atividades de fabricação de produtos de origem animal.

O Campus também obteve a renovação dos registros do entreposto de mel e cera de abelhas e do entreposto de ovos. O SIM precisa ser renovado a cada ano.