Página inicial > São Vicente do Sul > Campus SVS realiza Sarau Literário dos estudantes do Ensino Médio
Notícias São Vicente do Sul

Campus SVS realiza Sarau Literário dos estudantes do Ensino Médio

Publicado em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 11h10 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na última quarta-feira, dia 23 de agosto, a comunidade interna do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul se reuniu para prestigiar mais uma edição do Sarau Literário. O evento, ocorrido na parte final da manhã, foi um momento de compartilhamento de experiências literárias entre estudantes do Ensino Médio, de forma que a literatura fosse consumida enquanto arte.

Sob coordenação da profª Bianca Legramante Martins, a edição foi norteada pelo tema “Da margem ao centro”, objetivando suscitar reflexões sobre os dois termos e problematizar questões como “o que é estar ao centro?”, “quem é marginal?”. De acordo com Bianca, “a literatura que está presente nos currículos, de modo geral, é uma literatura vinda do centro, clássica, dos cânones, das grandes metrópoles, de parcelas da sociedade mais privilegiada e valorizada, é a literatura mais hegemônica”. Por isso, o objetivo foi trazer temas que transitam na margem, que são considerados tabus, que não aparecem retratados em um poema clássico como, por exemplo, a violência, a exclusão, o racismo, o abuso, certas desigualdades, questões de gênero. “A ideia foi trazer temas que ficam de fora, para o centro do debate”, esclarece ela.

Na oportunidade, foram lidos poemas de escritores e escritoras como: Angélica Freitas, Chacal, Ana Martins Marques, Ana Cristina Cesar, Wally Salomão, Torquato Neto, Renata Palottini. Também houve interpretações musicais e performance teatral, assim como um momento de palco aberto para manifestações poéticas autorais.

O material e incentivo para o Sarau originou-se dentro da sala de aula, com estudantes do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Administração. A partir dessas atividades, o roteiro do Sarau foi sendo estruturado, reunindo estudantes convidados e voluntários para leituras e ensaios dos textos apresentados.

A atividade teve apoio de docentes da área de linguagem e de artes, do Núcleo de Arte e Cultura do Campus-SVS e da Direção de Ensino.

PARABÉNS A TODOS E TODAS QUE SE ENVOLVERAM COM A REALIZAÇÃO DESTE EVENTO!!!