Página inicial > São Vicente do Sul > Tarde de campo aborda a poda de inverno em árvores frutíferas
Notícias São Vicente do Sul

Tarde de campo aborda a poda de inverno em árvores frutíferas

Publicado em Segunda, 28 de Agosto de 2023, 16h57 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na tarde da última terça-feira, 22 de agosto, aconteceu no Campus São Vicente um Dia de Campo sobre Fruticultura, voltado aos produtores da região e estudantes da área de Recursos Naturais. O objetivo da atividade, que ocorreu no setor de Fruticultura e Silvicultura (LEPEP - III), foi o de disponibilizar informações sobre a prática da poda de inverno, entre outros manejos a agricultores e técnicos da área.

Cerca de 100 pessoas estiveram presentes, dentre agricultores e técnicos da Emater dos municípios de Santiago, Jaguari, São Francisco de Assis, Nova Esperança do Sul, São Vicente do Sul e Cacequi; assim como estudantes e docentes do campus.

A programação envolvia o percurso por quatro estações demonstrativas: poda de Noz Pecan, muro frutal, plantio de mudas e poda de Videira. Os temas abordados nas estações foram os seguintes: “Poda em Nogueira”, ministrado pelo prof. Diniz Fronza, do Colégio Politécnico da UFSM; “Plantio de Mudas Frutíferas”, com Marcos Turchiello, eng. agr.e técnico da Emater de São Vicente do Sul; “Muro Frutal em Pessegueiro”, ministrado pelo prof. Eliseo Salvatierra Gimenes e “Poda em Videira” com prof. João Flávio Cogo Carvalho, ambos do Campus SVS.

A atividade foi organizada pela Direção de Pesquisa, Extensão e Produção (DPEP) do Campus, em parceria com a Emater/RS–Ascar, através do Escritório Regional de Santa Maria. A ação também está relacionada ao Projeto de Extensão “Poda em Árvores Frutíferas”, que é coordenado pelo prof. Eliseo Salvatierra Gimenes.

De acordo com Eliseo, “este foi o primeiro encontro do ano e a projeção é que haja uma segunda edição, entre outubro a novembro, com o tema da Poda Verde”.