Página inicial > São Vicente do Sul > Projeto de Iniciação Tecnológica aborda a Internet das coisas para estudantes da região
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Sexta, 29 de Abril de 2022, 10h00 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Neste mês de abril, o Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul começou a receber uma nova turma do curso de Introdução à Internet das Coisas, composta por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Coqueiros, de São Vicente do Sul.

A atividade é oferecida por meio de um projeto de Iniciação Tecnológica cujo objetivo é ofertar uma formação relacionada às novas tecnologias digitais no contexto da Economia 4.0 com foco em Internet das Coisas para estudantes do ensino médio regular e dos anos finais do ensino fundamental, das redes públicas de ensino de São Vicente do Sul e região.

Até dezembro, os/as estudantes participantes do projeto vão comparecer ao campus uma vez por semana para os encontros. No próximo mês, vai iniciar uma turma com estudantes de Cacequi, sendo que até o final do ano, está previsto o atendimento de, no mínimo, 160 alunos.

Segundo o professor Henrique Tamiosso Machado, coordenador do projeto, a ideia é fornecer aos participantes uma visão envolvente e exploratória da transformação digital que está ocorrendo nas empresas do mundo todo e estimular os alunos a comunicarem seus próprios conhecimentos e o desejo de se especializarem em profissões relacionadas à IoT.

No ano passado, o projeto manteve turmas remotas com estudantes das escolas São Vicente, Coqueiros, Antero Xavier e Borges do Canto, de SVS, e das escolas Sebastião Colpo e Heron Jornada Ribeiro, de Santiago.

Para sua execução, o projeto conta com a parceria das Secretarias de Educação de São Vicente do Sul, Santiago e Cacequi, além da colaboração de quatro bolsistas (alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do Campus SVS), e também com um multiplicador indicado pela Secretaria de Educação do município de São Vicente do Sul.

Esse projeto é fruto de uma chamada pública – Edital IFES nº 03/2020 – lançado em conjunto com a SETEC/MEC, IFES e Facto.