Página inicial > São Vicente do Sul > Software desenvolvido pelo IFFar para setor da ovinocultura obtém registro no INPI
Notícias São Vicente do Sul

Publicado em Quinta, 26 de Novembro de 2020, 14h46 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) obteve recentemente o registro de propriedade intelectual de um software, concedido pelo órgão nacional que regula tais demandas, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Desenvolvido por meio de uma parceria entre os campi São Vicente do Sul e Santo Augusto, o OvinoCerto2.0 teve o Certificado de Registro de Programa de Computador emitido na última terça-feira, dia 24 de novembro.

IMG 20201125 WA0026

O OvinoCerto2.0 é um software para formulação de dietas e planejamentos na ovinocultura, que permite o acompanhamento através de gráficos do processo em tempo real, bem como acompanhamento de custos e viabilidade da dieta formulada.

A ideia surgiu em 2018, através de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo professor Rafael Sanches Venturini, devido à carência de softwares específicos para atender às necessidades de ovinocultores, tendo em vista o crescimento da atividade nos últimos anos, principalmente com foco na produção de carne.

O projeto tem como orientador o professor Rafael Sanches Venturini (IFFar-SVS), e como co-orientador o professor Cleitom José Richter (IFFar-Santo Augusto), além de contar com a colaboração do prof. Paulo Henrique de Souza Oliveira e da profª. Andressa Falcade. Atua como bolsista o estudante de Licenciatura em Computação Danrley Brasil dos Santos (IFFar-Santo Augusto). O projeto também conta com a parceria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O OvinoCerto2.0 é gratuito e está baseado no método de formulação por tentativa e erro, sendo de fácil manuseio e de uso exclusivo em computadores no ambiente Windows.

Para baixar, basta clicar aqui (após responder o questionário, ficará disponível o instalador).

O professor Rafael Venturini ressalta que haverá continuidade nos estudos e aprimoramento do software, tendo como previsão para o ano de 2021 o OvinoCerto2.1, com o intuito de atender outros tipos de dispositivos e mais recursos para os usuários.