Página inicial > Santa Rosa > Diretora do IFFar Campus Santa Rosa participa de reunião com o presidente Lula em Brasília/DF
Notícias Santa Rosa

Publicado em Quinta, 27 de Abril de 2023, 14h53 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

A diretora-geral do IFFar – Campus Santa Rosa, professora Analice Marchezan, participou de uma reunião com o presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília/DF, no dia 19 de abril de 2023. Foram convidados para o encontro todos os Reitores dos Institutos e Universidades Federais do Brasil.

Reuniao DG Brasilia 19.04.jpg

Foto: A diretora Analice Marchezan (ao centro), o ministro da Educação, Camilo Santana (à dreita) e o diretor do IFFar Campus Panambi, Jorge Alberto Fonseca (à esquerda).

No encontro com os gestores, o presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciou a recomposição orçamentária para as universidades e os institutos federais (IFs) no valor de R$ 2,44 bilhões. O recurso servirá para o fortalecimento da educação superior e do ensino profissional e tecnológico. O ministro da Educação, Camilo Santana firmou alguns compromissos, como:
– Um novo Plano Nacional de Educação (PNE);
– A criação do Sistema Nacional de Educação (SNE);
– Retomada das obras paralisadas;
– Reajuste das bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O montante destinado para os Institutos Federais (41 instituições) totalizaram um valor de R$ 388.440.391,00. Para o IF Farroupilha, a estimativa é o valor de R$ 7.920.611,93. Segundo a diretora Analice Marchezan, a expectativa é que para o IFFar – Campus Santa Rosa seja destinado em torno de R$600 mil, valor equivalente a 1/3 do orçamento de 2023. O valor final será anunciado nos próximos dias.

Na ocasião, a diretora Analice também participou de um momento junto a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) com outros gestores da Rede Federal, incluindo a ex-reitora do IFFar, professora Carla Comerlato Jardim, nomeada recentemente como Diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica pela SETEC. "Tivemos a oportunidade de dialogar sobre propostas para a melhoria da atuação da Rede Federal e pautas que tratem do fortalecimento de políticas públicas voltadas para a valorização da educação", relata a diretora.

Reunião DG Brasilia 19.04 1.jpg

Foto: Diretora Analice e o diretor do IFFar Campus Panambi, Jorge Alberto Fonseca, no encontro com a ex-reitora do IFFar, Carla Comerlato Jardim, atual Diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica da SETEC.

Saiba mais sobre a recomposição orçamentária na entrevista da diretora Analice Marchezan a um programa de rádio local.