Página inicial > Santa Rosa > Aluno do IFFar – Campus Santa Rosa está entre os melhores estudantes de Física do país
Notícias Santa Rosa

Publicado em Sexta, 14 de Abril de 2023, 14h09 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Arthur Karsburg, estudante do 3º ano do curso Técnico em Edificações do IFFar – Campus Santa Rosa, participou do Torneio Brasileiro de Física (TBF), realizado entre os dias 29 de março e 05 de abril de 2023, em João Pessoa/PB.
O TBF é a maior competição de física do país, sendo a porta de entrada para as competições internacionais. O evento deste ano teve a participação de 78 estudantes, classificados tanto por seletivas próprias do torneio, quanto pela Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Do total de participantes, apenas três estudantes eram de instituições públicas de ensino.

Em 2022, Arthur recebeu medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Física (OBF).

TBF1.jpeg

Foto: O estudante Arthur Karsburg durante o Torneio Brasileiro de Física, realizado em João Pessoa/PB. Arquivo Pessoal

Sobre o torneio
O Torneio Brasileiro de Física busca reproduzir as provas das competições internacionais de física.Apesar de ser um torneio voltado para estudantes do Ensino Médio, o programa de estudos contempla conteúdos avançados de física e matemática.
Os alunos fazem uma prova teórica e uma prova experimental, ambas com 3 questões que devem ser resolvidas em 5 horas. As provas são previamente discutidas com os professores acompanhantes dos estudantes, são aplicadas e em seguida as soluções esperadas são apresentadas em palestras aos estudantes. Nos dias seguintes, acontece a moderação de notas e divulgação dos resultados.

O professor Jonas Cegelka da Silva, que acompanhou o estudante na competição, conta que para a realização das provas, os estudantes ficaram isolados por quatro dias, sem contato com os professores ou familiares, uma vez que não tinham acesso aos meios de comunicação. “Essa parte foi bastante desafiadora, considerando que gera bastante ansiedade e tensão”.

Aluno é orgulho para o IFFar e o Brasil inteiro
Arthur representou muito bem o Instituto Federal Farroupilha – primeiro aluno da instituição classificado para um TBF, e mesmo sem ter sido classificado para as Olimpíadas Internacionais, voltou de João Pessoa ainda mais decidido a cursar Licenciatura em Física. E, conforme os próprios organizadores do evento, todos os estudantes participantes do TBF são vencedores, uma vez que são os melhores estudantes de física do país.

O gosto de Arthur pela física foi aguçado no Ensino Médio no IFFAR – Campus Santa Rosa, de modo que foi aprofundando seus estudos teóricos e experimentais por meio de orientações dos professores Jonas Cegelka da Silva e Benhur Borges Rodrigues. No 1º ano do curso, em 2021, ainda nas aulas remotas devido à pandemia da Covid-19, Arthur se mostrava muito curioso e questionador acerca dos fenômenos físicos. Já no 2º ano, em 2022, o estudante foi bolsista voluntário do projeto “A experimentação em física como estratégia de ensino”. Atualmente, no último ano do curso, Arthur atuará como monitor no projeto “A monitoria como ferramenta de apoio no processo ensino-aprendizagem no componente curricular de física”.

“Arthur virou orgulho não só para o IFFar, mas para o Brasil inteiro!", comenta o professor Jonas. "E estar entre os melhores estudantes do país é também uma vitória da educação pública”.

"Estou muito feliz com minha participação no torneio. Vou usar esse reconhecimento para motivar e ajudar outros estudantes no aprendizado de física", disse o estudante.

Ainda em 2022, o estudante foi medalhista de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).