Página inicial > Santa Rosa > Alunas da Arquitetura e Urbanismo divulgam pesquisa referente à acessibilidade no Campus
Notícias Santa Rosa

Publicado em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 15h26 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Hoje, 21 de setembro, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, objetiva-se refletir sobre os meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Assim sendo, as acadêmicas do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo Isadora Meneghetti e Pérola Catarina Sichinel promovem a divulgação dos resultados de um questionário aplicado com os usuários do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa a respeito de uma avaliação integral das atuais instalações do Instituto.

A pesquisa realizou uma Avaliação Pós-Ocupação (APO) das instalações do IFFar – Campus Santa Rosa com foco na mobilização do diálogo entre a acessibilidade e a arquitetura e a captação da percepção dos usuários da Instituição. Para tanto, a estrutura do questionário compõe-se de 03 partes: identificação do usuário, avaliação do espaço físico e aplicação da técnica do Poema dos desejos.

O trabalho foi desenvolvido durante a participação das discentes no projeto de pesquisa “Inclusão social: diálogos entre Sujeito, Língua, História”, o qual conta com a orientação da prof. Dra. Vejane Gaelzer (IFFar), em conjunto com a prof. Dra. Raquel Moreira (UTFPR) e colaboração da doutoranda Janaine Fernanda Gaelzer Timm (UFRGS).

Em suma, através do método aplicado, identificam-se as necessidades físicas e também percepções dos usuários, dando voz a quem nem sempre é incluído nas produções arquitetônicas e verificando se a real finalidade de uma edificação pública educacional está sendo cumprida, isto é, não apenas construir abrigo, mas abrigar integralmente todas as pessoas, independente das suas demandas. O material com os resultados está disponível em anexo.

Para promover e ampliar as discussões sobre o tema, as alunas produziram cards para divulgar os resultados da pesquisa nas redes sociais institucionais.

Anexos: