Página inicial > Santa Rosa > Acadêmicas da Arquitetura e Urbanismo têm trabalho de pesquisa premiado no SAPS
Notícias Santa Rosa

Acadêmicas da Arquitetura e Urbanismo têm trabalho de pesquisa premiado no SAPS

Publicado em Quarta, 27 de Outubro de 2021, 20h27 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Representando o IFFar Campus Santa Rosa no 23º Salão de Iniciação Científica do Salão de Pesquisa Setrem (SAPS) 2021, as acadêmicas de Arquitetura e Urbanimo Isadora Meneghetti e Pérola Catarina Sichinel conquistaram o 1º lugar do Prêmio Pesquisador SAPS, na Área da Pedagogia, com o trabalho intitulado “Inclusão Social: olhares sobre a (in)acessibilidade”. O evento anual ocorreu de 19 a 22 de outubro de forma on-line, com apresentações através da plataforma Google Meet. O trabalho apresentado foi desenvolvido durante o projeto de pesquisa “Inclusão social: diálogos entre Sujeito, Língua, História”, o qual conta com a orientação da prof. Dra. Vejane Gaelzer do IFFar, trabalho em conjunto com a prof. Dra. Raquel Moreira (UTFPR0 e colaboração da doutoranda Janaíne Fernanda Gaelzer Timm  (UFRGS).

saps 1.jpeg

Foto: A acadêmica Isadora Meneghetti recebeu a premiação na noite desta terça-feira (26).

A pesquisa, ainda em desenvolvimento, realiza uma Avaliação Pós-Ocupação (APO) das instalações do Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa com foco na mobilização do diálogo entre a acessibilidade e a arquitetura. "Objetiva-se identificar como se dá a abordagem da acessibilidade e se ela entra (ou não) em choque com a presença de barreiras sociais, arquitetônicas e urbanísticas", explica a prof. Dra. Vejane Gaelzer. "Em suma, através desta metodologia, identificam-se as necessidades físicas e também psicológicas dos usuários, dando voz a quem é sistematicamente excluído das produções arquitetônicas e verificando se a real finalidade de uma edificação pública está sendo cumprida: não apenas construir abrigo, mas englobar integralmente todas as pessoas, independente das suas demandas".