Página inicial > São Borja > Gestão de Turismo promove Campus Tour para PcD e Mostra de viagens de turismo acessível
Notícias São Borja

Publicado em Terça, 04 de Julho de 2017, 14h37 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Evento recebeu a visita da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de São Borja (ADEVASB), em um grupo formado por pessoas com deficiência entre cadeirantes, cegos e surdos.

Foto: Visitante deficiente visual visita conhece o laboratório de eventos/Ascom

Na última semana, dia 26 de junho, o Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, promoveu o evento Campus Tour para PcD e Mostra de viagens de turismo acessível. A sigla PcD é utilizada em referências às pessoas com deficiência. Na ocasião, o evento recebeu a visita da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de São Borja (ADEVASB), em um grupo formado por 18 pessoas com deficiência entre cadeirantes, cegos, surdos e alguns acompanhantes.

A visita iniciou com uma apresentação do prédio administrativo. Os alunos do curso de Gestão de Turismo conduziram o grupo pelos setores e apresentaram suas funções. Este momento foi muito importante para o IFFar, pois durante o trajeto, as pessoas cegas do grupo puderam avaliar as condições do piso tátil do campus e também a funcionalidade das placas de sinalização em braille de identificação dos setores. Conforme eles, tanto o piso tátil quanto a sinalização proporcionaram uma experiência positiva em relação a acessibilidade.

Posteriormente a visita seguiu para o prédio da gastronomia, onde o grupo conheceu as cozinhas e os professores e técnicos que apresentaram o curso.
Depois disso, o destino foi o prédio ensino. O grupo entrou em alguns laboratórios como o laboratório de eventos e laboratório de hospedagem.

Após a visita aos laboratórios, o roteiro seguiu para o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais, momento em que os visitantes puderam conhecer alguns materiais adaptados disponíveis no IFFar e a função da Coordenação de Ações Inclusivas na instituição.

A visita se encerrou na sala 203, onde os alunos do curso de Gestão de Turismo prepararam uma mostra de viagens sobre turismo acessível. Para a atividade foram montados vários pacotes de destinos turísticos nacionais pensando em clientes PcD reais, apresentando as propostas aos visitantes.

A atividade foi coordenada pela professora do curso de Gestão de Turismo e Coordenadora de Ações Inclusivas, Priscyla Hammerl com os alunos do primeiro ano do curso. Além de servir como uma atividade prática da disciplina de Turismo Adaptado proporcionando experiência aos estudantes em demandas que certamente encontrarão no mercado de trabalho, o evento também proporcionou a apresentação do Campus para um público formado por pessoas com deficiência, apresentando as diversas oportunidades do IFFar para o público PcD.

Veja as fotos do evento no página do Campus no facebook.

Salvar