Página inicial > São Borja > Taji Poty teve palestra sobre a fundação Jesuítica de Santo Tomé
Notícias São Borja

Taji Poty teve palestra sobre a fundação Jesuítica de Santo Tomé

Publicado em Quarta, 07 de Dezembro de 2016, 16h07 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Origen del nombre Santo Tome y sus fundaciones Jesuiticas" foi o tema da palestra abordada nesta quarta-feira (06), no Curso de Extensão em Educação Patrimonial e Valorização da Cultura Missioneira – Taji Poty.

A palestra realizada na sala de aula do Prédio da Gastronomia, foi ministrada pelos professores do Instituto Superior de Formación Docente “Jorge Luís Borges”, Santo Tomé/Argentina, Yolanda Aguilera, Francisca Rodrigues, Elba Torres, Natalin Ortega, Luis Gabriel Aguilera e Victor. No Instituto Borges tem o curso de "professorado" em História, o equivalente a formação que habilita professores para ministrar aulas no ensino médio.

Os professores apresentaram um histórico da fundação da redução de Santo Tomé, que remonta ao ano de 1632. De acordo com eles, a primeira fundação da redução jesuítica de Santo Tomé, foi no local em que situa-se hoje, a cidade de São Francisco de Assis. Isso se deve ao fato de que naquele momento histórico, pelo tratado de Tordesilhas, todo o atual território do Rio Grande do Sul pertencia a Espanha. Mas em função das incursões dos bandeirantes, a redução acabou migrando para Yapeju e em 1663 para a atual localização de Santo Tomé/Corrientes/Argentina.

Também abordaram o empenho do curso de história do Instituto Borges, em fazer algumas ações que busquem valorizar a história de Santo Tomé e consequentemente a história Missioneira. Reforçaram ainda a importância de ações de parceria para aproximar as duas cidades com uma história comum, especialmente no que diz respeito as questões jesuíticas.

A palestra marcou o início das atividades de aproximação entre as duas instituições e consequentemente entre duas cidades que tem um passado em comum.

Taji Poty

O Projeto de Extensão “Taji Poty: A educação patrimonial e a valorização da cultura missioneira”, está em sua terceira edição. Idealizado pelos professores Fernando Rodrigues (Centro Cultural) e Flávia Pedron (ex-docente do IFFar), tem como objetivos despertar o interesse da comunidade a respeito das questões relacionadas à educação patrimonial, história da cidade de São Borja, patrimônio material e imaterial, noções de elaboração de projetos culturais e de economia criativa entre outros aspectos.

Saiba Mais:https://goo.gl/lxKEaE

Salvar