Página inicial > São Borja > IFFar organiza medidas para garantir segurança da comunidade acadêmica
Notícias São Borja

IFFar organiza medidas para garantir segurança da comunidade acadêmica

Publicado em Quarta, 12 de Abril de 2023, 10h56 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Grupo de Trabalho foi criado para diagnosticar situações de violência e campanha incentiva denúncias sobre possíveis ameaças e ataques.

Com o objetivo de garantir a segurança no desenvolvimento de suas atividades, o Instituto Federal Farroupilha instituiu, nesta terça-feira (11), o Grupo de Trabalho (GT) para Diagnóstico das Violências no IFFar. O GT tem como intuito projetar ações, monitorar riscos e organizar protocolos para as mais diversas situações de violência que venham a ser identificadas em todas as unidades.

O grupo, formalizado pela Portaria nº 439/2023, é constituído por membros do Comitê de Não Violência, da Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo, da Diretoria de Assistência Estudantil e da Coordenação de Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN).

Na mesma data, a PROEN enviou aos gestores de todas as unidades, via Memorando Circular nº 76/2023, uma atualização das orientações sobre como proceder em situações de risco à integridade física de estudantes e servidores.

O IFFar também lançou a campanha “Não se cale”, incentivando a comunidade acadêmica a compartilhar informações sobre quaisquer suspeitas de possíveis ameaças e ataques contra a segurança da instituição. Com esse intuito, cartazes indicando os setores responsáveis pelo recebimento imediato de denúncias foram afixados em áreas comuns nos campi.

Não se cale! Se você está ciente de possíveis ameaças e ataques contra a escola, comunique imediatamente!

Informe à gestão de sua unidade a presença de pessoas com comportamento atípico ou movimentações estranhas no interior do campus e seu entorno.

Outros canais de denúncia podem ser acionados:

- Por telefone: Polícia Civil 197 e Secretaria de Segurança Pública 181;
- Por WhatsApp: Polícia Civil do RS (51) 98444-0606;
- Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com SaferNet Brasil https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura

Ressalta-se que disseminar notícias falsas em redes sociais é crime passível de punição de 15 dias a seis meses de prisão.

Matérias, pesquisas, artigos e cartilhas sobre violência podem ser acessadas na página do Comitê de Não Violência do IFFar.

Cartaz campanha não se cale.jpg

Foto: imagem do cartaz da campanha "Não se cale".