Página inicial > São Borja > Cursos de Matemática e Física realizam Semana Acadêmica das Licenciaturas
Notícias São Borja

Cursos de Matemática e Física realizam Semana Acadêmica das Licenciaturas

Publicado em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 18h43 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Após dois anos realizada de forma remota a Semana Acadêmica das Licenciaturas 2022 retornou ao formato presencial com temas e ações pertinentes aos espaços da licenciatura no atual contexto do Brasil de 2022.

Semana Acadêmica 2022

Foto: Semana Acadêmica das Licenciaturas - Sala 402

De 21 a 23 de Setembro o IFFar – Campus São Borja voltou a sediar de forma presencial as atividades da Semana Acadêmica dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. Após dois anos sendo realizada em formato online, os alunos e servidores do Campus tiveram a oportunidade de confraternizar e discutir sobre temas e ações pertinentes aos espaços da licenciatura no atual contexto do Brasil de 2022.

Na quarta-feira (21), noite de abertura da Semana Acadêmica, o evento começou com uma acolhida dos coordenadores de curso Guilherme Porto (Matemática) e Anderson de Jesus (Física), que saudaram os presentes, junto do prof. Alexsandro Lencina, Coordenador de Ensino, no ato representando a Direção Geral do Campus. Na sequência, houve uma palestra dos ex-coordenadores de Física e Matemática professores Mairon Machado e Odair Menuzzi.

Os ex-coordenadores apresentaram aos alunos e servidores a história dos 10 anos dos cursos de Licenciatura no Campus São Borja, ressaltando a importância das Licenciaturas do IFFar para a comunidade. A fala conjunta passou pela construção e atualização dos currículos ao longo dos anos, além de destacar números importantes da formação de professores nas duas áreas.

Neste aspecto, o curso de Licenciatura em Física formou em torno de 30 docentes ao longo de dez anos, enquanto a Licenciatura em Matemática ultrapassou a marca de 50 docentes graduados pelo Campus. Grande parte dos alunos egressos de ambos cursos estão exercendo a docência em instituições de ensino públicas e privadas municipais e estaduais, bem como trilharam caminhos na Pós-graduação, ingressando em cursos de especialização, mestrado e doutorado. O IFFar- Campus São Borja, inclusive já teve a oportunidade de receber alguns destes alunos egressos em seu quadro docente, atuando como professores substitutos.

Ex coordenadores dos cursos de

Foto: Ex-coordenadores de curso Odair Menuzzi e Mairon Machado

Após a palestra foi realizado um Coffe break, e na sequência, os alunos puderam escolher entre duas oficinas. Uma tratou sobre o tema “Como Fazer Revisões Sistemáticas da Literatura”, ofertada pelo professor Thiago Nunes Cestari. A oficina abordou três tipos de estudos na literatura: as revisões bibliográficas, revisões sistemáticas e mapeamentos sistemáticos. Foram apresentadas as definições, especificidades metodológicas bem como ferramentas que facilitam a realização deste tipo de pesquisa.

A outra oficina foi ministrada pela professora Vanessa Pistóia com a aluna Margarete Mendes, com o tema “Vamos Planejar?”. A oficina explorou a metodologia dos 3 momentos pedagógicos, buscando mostrar aos participantes os benefícios oriundos dos planejamentos diários dos docentes em relação à aprendizagem dos alunos.

Oficinas

Foto: Oficina "Vamos Planejar" com profesora Vanessa Pistóia e a aluna Margarete Mendes.

Na noite de quinta-feira (22), ocorreu a palestra “Aprendizagem Mediadas Pelas Tecnologias Digitais Educacionais”, ministrada pela professora Maria Simone de Bacco, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A palestra tratou sobre as novidades na forma de ensino utilizando as tecnologias. Após o Coffe break, os alunos dividiram-se entre a palestra “Entropia = Deus?”, ministrada pelo professor Mairon Machado, que abordava como a Termodinâmica pode ser uma explicação plausível para inúmeras questões ditas religiosas; e a palestra “Programas de Mestrado em Matemática no RS”, ministrada pela professor Guilherme Porto, apresentando instituições de ensino que ofertam cursos de mestrado no estado.

Já na sexta-feira (25), último dia do evento, as atividades foram divididas em dois momentos. Inicialmente, o coordenador do curso de Licenciatura em Física, professor Dr. Anderson de Jesus, atual coordenador do projeto PIBID e o professor Dr. Luis Fernando Cunha, atual coordenador do programa Residência Pedagógica, apresentaram os projetos para os discentes e servidores dos dois cursos. A apresentação enfatizou a importância de os projetos novamente poderem ser desenvolvidos na instituição e de como eles auxiliam na formação e permanência do estudante.

Em um segundo momento, partindo para o encerramento da Semana Acadêmica, a noite teve a emoção de reencontrar egressos dos cursos. As alunas Brenda Miranda e Kelen Kruger, formandas no curso de Física em 2017, participaram de uma roda de conversa com os alunos do curso, compartilhando suas experiências enquanto alunas e suas trajetórias acadêmicas e profissionais depois de formadas. Na Matemática, os alunos participaram da oficina “A Matemática no Contexto Missioneiro”. Ambas atividades serviram para ressaltar a importância dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática na região oeste do Rio Grande do Sul.

egressas

Foto: egressa das Licenciaturas conversam com estudantes dos cursos

As coordenações de curso agradecem a participação dos discentes e docentes das licenciaturas em Matemática e Física que participaram e prestigiaram a Semana Acadêmica, momento de fundamental importância na formação e trajetória acadêmica dos estudantes.

A expectativa oriunda desse reencontro presencial, segundo os organizadores do evento, é que em 2023, as atividades possam ser ampliadas em mais dias e oficinas.