Página inicial > São Borja > Campus São Borja recebe Planetário Itinerante da Unipampa
Notícias São Borja

Campus São Borja recebe Planetário Itinerante da Unipampa

Publicado em Quarta, 26 de Outubro de 2016, 18h16 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

O projeto de extensão da Unipampa "Astronomia para Todos",  viaja pelo estado levando conhecimentos de astronomia através de um Planetário Itinerante.

O Clube de Astronomia do IFFar-Campus São Borja, vinculado ao curso de Licenciatura em Física traz ao Campus nesta quarta-feira (26), o Planetário Itinerante da Unipampa - Campus Bagé.

O curso de Física da Unipampa Campus Bagé está divulgando seu projeto de extensão "Astronomia para Todos". Assim está percorrendo várias cidades do estado, proporcionando diversão e aprendizado sobre Astronomia a crianças e adultos através de seu planetário itinerante. Por meio de um domo inflável professores e alunos podem observar as estrelas e movimentos dos planetas no universo de uma forma fácil e divertida. O projeto oferece palestras, observações com o telescópio e sessões do planetário, além de cursos sobre Astronomia e Educação em Astronomia.

"Levar os conteúdos da astronomia e principalmente do sistema solar, nosso lugar no espaço, e no planeta terra, e ao mesmo tempo, levar fascinação, porque a astronomia é uma ciência muito fascinante, ela deslumbra as pessoas, e o planetário é um meio de divulgar a ciência trazendo um pouco de fascinação para as pessoas”, ressaltou o professor Rafael Kimura, responsável pelo planetário itinerante.

São cinco tipos de sessões: Ilha de Vida – 30min de duração, recomendada principalmente para alunos de 5 a 10 anos de idade; De Volta à Lua - 25min de duração, indicada para alunos acima de 11 anos; Solar Quest - 14min de duração, recomendada para alunos das séries finais do Ensino Fundamental e Médio; a Fronteira do Sistema Solar - 27min de duração, recomendada para alunos do Ensino Médio e por fim, a Conquista de Marte - 14min de duração, indicada para todas as idades.

O Planetário Itinerante fica no Campus São Borja até às 22h, desta quarta-feira, no ginásio. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site da Unipampa, http://porteiras.s.unipampa.edu.br/planetario/agenda/. É possível agendar visitas em escolas ou em grupos.

CLUBE DE ASTRONOMIA

O Clube da Astronomia é um Projeto de Ensino / Extensão, que tem a intenção de divulgar a Astronomia para alunos do Ensino Médio e do Curso de Licenciatura em Física do Campus São Borja. O projeto conta com a coordenação dos professores Alexander Lunkes dos Santos e Mairon Melo Machado, além da participação de dez alunos do Curso de Licenciatura em Física.