Página inicial > São Borja > Prevenção ao Câncer foi um dos temas principais da Semana da Saúde 2016
Notícias São Borja

Prevenção ao Câncer foi um dos temas principais da Semana da Saúde 2016

Publicado em Quinta, 06 de Outubro de 2016, 17h47 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

De 03 a 06 de outubro, o Setor de Saúde do IFFar – Campus São Borja promoveu atividades de educação em saúde para alunos, servidores e comunidade externa.

A prevenção ao Câncer foi um dos principais temas abordados nas palestras e oficinas da VI Semana da Saúde do IFFar-Campus São Borja. Na segunda-feira (03), houve a palestra “Prevenção ao Câncer”, com o Médico Oncologista Dr. Sorën Sutmöller, do Hospital Ivan Goulart. Na terça-feira, ocorreram as palestras “Descarte de medicamentos de forma correta”, com a farmacêutica da Vigilância Sanitária Municipal, Michele Moschaider e “Os riscos de tratamentos estéticos sem um profissional”, com a esteticista Léia Santos, da clínica Espaço Equilíbrio. Durante a noite, no Projeto de Extensão Cine Campus, aconteceu uma sessão de cine-debate sobre um documentário que aborda uso de anabolizantes.

Na quarta-feira, foi realizada a palestra "Educação em Saúde", com uma equipe de saúde do Hospital Ivan Goulart e também a atividade ”Saúde da Mulher”, com a enfermeira do Centro Materno Infantil, Leda Perobelli. Já na quinta-feira (06), encerrando as atividades da VI Semana da Saúde, foram desenvolvidas oficinas educativas em alusão ao "Outubro Rosa", com a participação da Liga Feminina de Combate ao Câncer e o Setor de Saúde do IFFar, no intuito de mobilizar a comunidade estudantil sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Na ocasião, alunos, servidores e pessoas da comunidade externa puderam realizar atendimentos de saúde como aferição da pressão arterial, verificação de peso, altura, índice de massa corporal ideal, além de receber orientações a respeito de hábitos saudáveis para a melhoria da qualidade de vida.

O principal objetivo do Projeto Semana da Saúde é conscientizar os alunos, comunidade interna e externa para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde, levando-os a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos e cuidados diários, no sentido de sempre prevenir ao invés de remediar.

“Nós oferecemos uma proposta interdisciplinar que pretende viabilizar a garantia de uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Ao educar para a saúde, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade. Nesse ano, em especial, conseguimos nosso principal propósito, que é contemplar a comunidade local”, ressaltou a Psicóloga Martina Garcia, Coordenadora da VI Semana da Saúde.

A VI Semana da Saúde do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja, teve como parceiros e apoiadores a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Ivan Goulart, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Clínica Espaço Equilíbrio e Curso Técnico em Eventos. A organização das atividades ficou por conta dos servidores do Setor de Saúde do IFFar – Campus São Borja, Psicóloga Martina Garcia, Enfermeira Carla Zimmermmann; Técnica em Enfermagem, Ângela Almeida; a Nutricionista Liziane de Vargas; Assistente Social, Nitiele Farias de Paula e o médico Luciano Tonetto.