Página inicial > São Borja > IFFar e UFSM lançam Observatório de Turismo
Notícias São Borja

IFFar e UFSM lançam Observatório de Turismo

Publicado em Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 15h18 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Colaboração acadêmica entre as instituições resultou em Observatório de Turismo. Inicialmente a proposta abrange a região das Missões, Quarta Colônia e o município de Caçapava do Sul.

Reunião Observatório

Imagem: captura de tela da reunião online entre as pesquisadoras participantes do projeto.

Os Grupos de Pesquisa Turismo e Hospitalidade do IFFar - Campus São Borja e Desenvolvimento Organizacional e Regional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vêm discutindo desde maio de 2021 a implantação de um Observatório de Turismo. O projeto está sendo proposto pelas professoras Raquel Lunardi e Rafaela Vendruscolo, do IFFar, Monica Pons, Caroline Ceretta e Dalva Righi Dotto, da UFSM. O convênio está em tramitação para efetivação da parceria entre as duas instituições e o Observatório será implantado no decorrer do ano de 2022.

Em reunião online realizada nesta quinta-feira (10), foram tratadas questões como o cronograma de execução do projeto e a criação de uma marca e identidade visual para o Observatório.

O Observatório tem como objetivo a coleta e a disponibilização online de informações atualizadas e com acesso livre sobre as atividades do setor de turismo. Inicialmente, a proposta abrange a região das Missões, Quarta Colônia e o município de Caçapava do Sul, com a possibilidade de expandir para outras regiões de abrangência do IFFar e da UFSM. Além de envolver diferentes áreas do conhecimento, o Observatório de Turismo servirá como um laboratório acadêmico para os estudantes de ambas instituições de ensino.

De acordo com a professora do IFFar, Raquel Lunardi, coordenadora do projeto, ter informações sobre o turismo nestes territórios possibilita que as ações de desenvolvimento do turismo sejam planejadas e executadas de forma sustentável, visando o desenvolvimento socioeconômico das comunidades e do território.

Para mais informações sobre o Observatório entre em contato pelos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..