Página inicial > São Borja > Reitora do IFFar e Pró-reitores realizam Reitoria Itinerante no Campus São Borja
Notícias São Borja

Publicado em Segunda, 24 de Mai de 2021, 18h08 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Nesta segunda-feira (24), a Reitora do Instituto Federal Farroupilha, Nídia Heringer e sua equipe de Pró-reitores realizaram reuniões virtuais com o Campus São Borja para mais um encontro de diálogo entre a gestão central do IFFar, servidores e lideranças estudantis do campus. O objetivo da Reitoria Itinerante é promover um momento de conversa para tratar das demandas da comunidade acadêmica dos campi do IFFar.

Reunião Servidores

Imagem: captura de tela de reunião virtual da Reitoria Itinerante/Ascom

Dentre as pautas abordadas pela Reitora Nídia Heringer em reunião com os servidores nesta manhã, questões relacionadas a um possível cenário de retorno das atividades presenciais no segundo semestre foram esclarecidas.

Neste tema a reitora reafirmou a autonomia didático-pedagógica do IFFar para a tomada de decisão interna acerca de uma retomada presencial destacando a realização, ainda em andamento, de um levantamento detalhado da condição de todas as pessoas do Instituto Federal Farroupilha frente a situação pandêmica atual.

O levantamento busca mensurar a viabilidade ou não de um possível retorno presencial ou de quais atividades seriam possíveis de serem realizadas nos campi, considerando as condições de saúde das pessoas em primeiro lugar, condições da instituição, as particularidades de cada campus e orçamento existente para tratar das medidas sanitárias e também das necessidades dos alunos como a viabilidade de transporte público em suas localidades, por exemplo.

Segundo a reitora, somente após este levantamento de dados será possível formular uma configuração mais precisa das possibilidades de atividades presenciais.

A reitora Nídia Heringer também destacou que a partir das informações preliminares de alunos e servidores já levantadas, a tendência é que o segundo semestre do IFFar seja mantido na oferta remota em sua maior parte. Cerca de 8.500 estudantes já responderam as pesquisas.

Além do retorno das atividades presenciais, os processos seletivos de ingresso dos estudantes no IFFar e a flexibilização do número mínimo de alunos para dar início as aulas das turmas ingressantes nos cursos de licenciaturas e outros com baixo número de confirmação de matrículas, também foram objetos de discussão entre os servidores e a equipe de gestão do IFFar.

Além da Reitora Nídia Heringer, participaram da Reitoria Itinerante no Campus São Borja a Chefe de Gabinete da Reitoria, Dalva Conceição Antunes Pillar; o Pró-Reitor de Ensino, Renato Coutinho; o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Arthur Pereira Frantz; a Pró-Reitora de Extensão, Angela Maria Andrade Marinho; a Pró-Reitora de Administração, Mírian Kovhautt e o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Rodrigo Lehn.

Confira as atividades realizadas nesta segunda-feira:

• Reunião com a Equipe Diretiva do Campus (das 09h às 10h30min);
• Reunião com os servidores (das 10h30min às 12h);
• Reunião das Pró-Reitorias com as Diretorias Sistêmicas (das 14h às 15h30min);
• Reunião com as Lideranças Estudantis (15h30min às 17h).