Página inicial > São Borja > Exposição revela "A cara do Medo"
Notícias São Borja

Exposição revela "A cara do Medo"

Publicado em Quinta, 12 de Setembro de 2019, 15h12 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Medo, angústia, desespero, solidão: o que leva uma pessoa a desistir de tudo? Quais fatores influenciam? Teria dado tempo se a família soubesse da intenção de quem pôs um fim ao próprio sofrimento? Essas são algumas das questões sobre suicídio que na maioria das vezes, ficam sem respostas.

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de conscientização sobre prevenção do suicídio, liderada pelo Centro de Valorização à Vida (CVV) e que desenvolve atividades durante todo o mês de setembro.

Há um tempo atrás não se divulgavam dados sobre suicídio. Existia uma crença que a divulgação de casos de suicídio serviria de estímulo para que pessoas com depressão fizessem o mesmo. Mas, falar sobre o tema, não é necessariamente um problema. Pelo contrário, é preciso, mas de maneira responsável. Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma prevenção eficaz depende de inúmeros fatores — entre eles, informação de qualidade. Negligenciar as ocorrências pode aumentar o risco de novas tentativas.

O IFFar, sendo uma instituição de ensino, tem o dever de dar à sociedade a melhor informação para evitar que as pessoas se desencantem com a vida.

Dessa forma surgiu a ideia da exposição “A cara do medo – o que te paralisa?”, exposta na Área de Convivência do Campus São Borja. A exposição teve a abertura na última terça-feira, dia 10, pela manhã, com uma encenação teatral dos anfitriões. Os alunos participantes desfilaram com suas capas, expondo seus medos e, ao final do desfile, deixaram suas capas caírem ao chão, revelando a superação, a vitória. Um momento para debater um assunto que foi tabu, mas que hoje merece atenção.

IMG 20190912 WA0013

É Setembro Amarelo, vamos falar sobre suicídio?

A exposição foi composta por etapas: num primeiro momento a Professora Soraya Corrêa, coordenadora do projeto, conversou com os alunos sobre seus medos. Eles puderam refletir para depois, num segundo momento, confeccionarem suas capas para a exposição. As capas expressam sentimentos, mostram dor, expõem os medos. Junto com cada capa, um texto explicativo.

Para logo depois da exposição, esses mesmos alunos que confeccionaram suas capas, farão rodas de conversas com as turmas que não participaram dessa atividade – todos alunos do Ensino Médio – para que debatam sobre suas angústias, medos e desesperos, temas abordados durante o Setembro Amarelo.

A exposição foi coordenada pela Professora Soraya Corrêa e contou a colaboração da Professora Carolina Pinheiro.

O evento foi uma realização das turmas 30 e 31 do Curso Técnico Integrado em Eventos.

A exposição está aberta ao público até o dia 17 de setembro, na área de convivência do IFFar – Campus São Borja.

O álbum completo encontra-se no facebookhttps://www.facebook.com/pg/iffarroupilhasb/photos/?tab=album&album_id=2435459946537538

Dados Atualizados

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados na segunda-feira (09), véspera do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, revelam que o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, atrás apenas de acidentes de trânsito. E a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, sendo que 79% dos casos se concentram em países de baixa e média renda.

A OMS estima que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio por ano - os números do relatório são referentes a 2016. No Brasil, foram registrados 13.467 casos, a grande maioria (10.203) entre homens, segundo a entidade. Segundo o levantamento da organização, as principais formas de cometer suicídio foram: enforcamento, envenenamento com pesticidas e uso de armas de fogo. Restringir o acesso aos meios que podem ser utilizados para cometer o ato é uma das ferramentas para diminuir casos de suicídio, de acordo com a OMS.

Outras estratégias são identificação precoce de comportamentos, acompanhamento de pessoas em situação de risco e a criação de programas para ajudar jovens a lidar com os problemas que surgem ao longo da vida.

Assistente Virtual de Prevenção ao Suicídio

Indo ao encontro da campanha brasileira de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, o aluno Marcos Vinnicius Martins, do 8º semestre do curso de Sistemas de Informação do IFFar - Campus São Borja, está desenvolvendo um Assistente Virtual voltado à Prevenção do Suicídio no estado do Rio Grande do Sul.

O aplicativo tem como objetivo proporcionar materiais de promoção à vida, assistência e apoio aos usuários. O assistente funciona da seguinte maneira: realiza a análise de conteúdos digitais que foram criados por profissionais da área da saúde, e direciona essas informações aos usuários que precisam de ajuda. Esses conteúdos são direcionados de acordo com a situação emocional do usuário durante a utilização do aplicativo.

8977eb6f 8ba8 4130 82d6 2d4764913aa0

O aluno está desenvolvendo este projeto para a Conclusão de seu Curso e tem como orientadora a professora Luciéli Tolfo Beque Guerra.

O trabalho foi aceito para apresentação no II Seminário de Ciência e Inovação Tecnológica em Protótipos (SCIPROT), na Unipampa, em Alegrete. https://eventos.unipampa.edu.br/sciprot/