Página inicial > Santo Augusto > Muda de batata-doce doada pelo IFFar – Campus Santo Augusto resulta em tubérculo com mais de 6kg
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quinta, 07 de Março de 2024, 18h12 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O produtor rural Adriano Andrighetto, residente na Esquina Pompílio Silva, interior de São Valério do Sul, divisa com Santo Augusto, colheu recentemente uma batata-doce com 6,565 kg, oriunda de uma muda do tubérculo doada pelo IFFar –Campus Santo Augusto, resultante do projeto de batata-doce bioforticada existente na instituição, coordenado pelo professor Tarcísio Samborski.

WhatsApp Image 2024 03 06 at 16.06.52

WhatsApp Image 2024 03 08 at 16.40.20

O IFFar - Campus Santo Augusto firmou em 2016, com a Embrapa, um contrato de parceria para colaboração no desenvolvimento do projeto com batata-doce biofortificada, que possui maiores teores de betacaroteno (pro vitamina A). Dentro do projeto, são buscadas alternativas que promovam o consumo da batata-doce biofortificada e que mantenham a sua composição nutricional.

A partir do projeto de pesquisa, em 2022 foi desenvolvido o projeto de extensão “Melhoria no sistema de apoio aos projetos de Extensão na área ambiental, de produção de alimentos e de grãos e sementes”, que promoveu oficinas em comunidades do interior de Santo Augusto, com a demonstração de propagação de mudas de batata-doce e produção de hortaliças em bandejas, além da distribuição de mudas, substratos e sementes diversas.

A cultivar de batata-doce plantada pelo agricultor Adriano, foi a Beauregard, que tem origem norte-americana e foi selecionada no âmbito do programa “BioFORT: Biofortificação no Brasil - Desenvolvendo produtos agrícolas mais nutritivos”, tendo sido registrada no Brasil pela Embrapa, em 2010, e recomendada após avaliações em várias regiões do território nacional. A Beauregard em relação a outros materiais de batata-doce é sua polpa alaranjada, um indicativo do elevado teor de betacaroteno. Ela apresenta 10 vezes mais carotenoides - provitamina A - do que as cultivares mais plantadas no país.

Para o professor Tarcísio, a batata-doce em seus diversos tipos de cultivares, é uma alternativa muito rentável para os pequenos produtores rurais, pois além de ser um alimento nutritivo, que pode ser utilizado na culinária de formas variadas, possui baixo custo para implantação e alta produtividade. Mais informações sobre o projeto e sobre as mudas podem ser obtidas diretamente com o professor Tarcísio pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..