Página inicial > Santo Augusto > IFFar – Campus Santo Augusto comemora 16 anos de existência
Notícias Santo Augusto

IFFar – Campus Santo Augusto comemora 16 anos de existência

Publicado em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 19h44 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar - Campus Santo Augusto completou na segunda-feira, 18 de dezembro, 16 anos de existência, tendo já formado ao longo desse período, em dezenas de cursos, mais de 1800 profissionais, aptos a ingressar no mundo do trabalho, promovendo o desenvolvimento local e regional.

A instituição teve origem no Ceprovale - Centro de Educação Profissional mantido pela Fundação Vale do Rio Turvo para o Desenvolvimento Sustentável - FUNDATURVO/DS, para atender a demanda de ensino profissional de Santo Augusto e região. O Ceprovale seria uma Escola Comunitária, cuja construção contou com recursos do PROEP, mas a mantenedora e o Ministério da Educação decidiram federalizá-la assim que fosse concluída a construção e a compra de equipamentos.

Com a Federalização, a instituição passou a ser uma Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves-CEFET-BG, mantida com recursos do Ministério da Educação, transformando-se, assim, em um estabelecimento de ensino público gratuito.

Inaugurada em 18 de dezembro de 2007, a UNED iniciou suas atividades letivas com as primeiras turmas em 25 de fevereiro de 2008, ofertando 07 turmas de 40 alunos cada, em 06 diferentes cursos. Ao longo do tempo, os cursos implantados seguiram as tendências e os indicadores do desenvolvimento da região, com o objetivo de que a formação profissional ofertada viesse a ampliar os horizontes e qualificar a economia da região.

Em 29 de dezembro de 2008, foi sancionada pelo então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei nº 11.892, criando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A partir da assinatura da regulamentação da criação dos Institutos Federais, a Unidade de Ensino Descentralizada de Santo Augusto deixou de ser vinculada ao Cefet – Bento Gonçalves, e passou a ser um campus do Instituto Federal Farroupilha.

Imprimindo desde o início um ritmo de trabalho bastante forte, com o objetivo de atender aos anseios e às necessidades da comunidade regional, o Campus Santo Augusto, já no segundo ano de funcionamento, deparou-se com a necessidade de ampliação das instalações, pois o número de salas de aula não comportava mais a quantidade de turmas.

De 2009 a 2019 o Campus passou por uma verdadeira transformação, sendo a cada ano ampliada sua infraestrutura, até a estrutura atual. Em dezembro de 2011 foi realizada a inauguração do acesso asfáltico, que facilitou muito o acesso ao campus para estudantes e servidores. Em fevereiro de 2012, aconteceu a inauguração do prédio H, com 12 (doze) salas de aula; em 2013, o refeitório e a área de convivência foram concluídos; em 2014, foi concluído o Ginásio de Esportes; em 2017, o Prédio de Ciência e Tecnologias; em 2018, foi finalizada a pavimentação interna da instituição, reforma na rede elétrica e realizadas melhorias na iluminação. Um novo e moderno prédio da biblioteca foi concluído no início de 2019, e em 2021, foi realizada a obra de ampliação do prédio administrativo, reforma do refeitório e de adequação da rede de gás do laboratório de alimentos, também foi instalada uma usina fotovoltaica para produção de energia solar, buscando reduzir os valores gastos com energia elétrica. Em 2022 foi construído um novo prédio para a Coordenação de Assistência Estudantil e realizada a obra de adequação do Plano de Prevenção Contra Incêndios – PPCI.

Com a pandemia de Covid-19 em 2020, o Campus Santo Augusto, a exemplo do resto do mundo, teve sua rotina alterada, e todas as atividades possíveis, inclusive as aulas, continuaram a ser realizadas, só que de forma virtual. Até as formaturas dos Cursos Técnicos e Superiores foram online, no início de 2021. As atividades foram retomadas de forma gradual, e no começo de 2022, as aulas retornaram presencialmente.

Hoje o Campus Santo Augusto oferece doze cursos, entre técnicos, superiores e pós-graduação. São quatro cursos técnicos integrados ao ensino médio: Técnico em Administração, Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos, Técnico em Informática. Os sonhados cursos superiores de Bacharelado em Agronomia e Bacharelado em Administração tiveram início em 2018, totalizando, juntamente com as licenciaturas em Ciências Biológicas e Computação, e as tecnologias em Alimentos e Gestão do Agronegócio, seis cursos superiores, todos com excelentes conceitos nas avaliações do MEC, alguns com nota máxima. Na modalidade pós-graduação atualmente temos uma turma em andamento do Curso de Especialização em Gestão do Agronegócio.

Atualmente sob a Direção Geral da professora Márcia Fink, a instituição conta com mais de 1000 alunos e um quadro de servidores formado por 63 professores efetivos, 51 técnicos administrativos em educação, 12 professores substitutos, 26 colaboradores terceirizados e 05 estagiários, além da excelente infraestrutura, equipe altamente qualificada e ensino de qualidade, tudo para a formação de profissionais competentes, aptos a superar todas as dificuldades do mundo do trabalho.

A Diretora Márcia destaca que o Campus Santo Augusto está em permanente expansão, no entanto, ainda precisa de investimentos. “Deixamos de atender mais de 300 estudantes a cada ano, só no Ensino Médio Integrado, que nos procuram para fazer nosso Processo Seletivo e ficam de fora, por não termos condições físicas e de recursos humanos para ofertar mais vagas, por isso temos constantemente buscado apoio político em Brasília para continuar obtendo recursos visando a ampliação da oferta de vagas. Seguimos fortes e lutando para cada dia mais, transformarmos  vidas, contarmos  história e entregarmos à sociedade uma Educação  Pública, Gratuita e de Qualidade”.

16 anos de história Post para Facebook