Página inicial > Santo Augusto > Professor do IFFar – Campus Santo Augusto é um dos mais jovens da Rede Federal a obter o título de professor Titular
Notícias Santo Augusto

Publicado em Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 17h14 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O professor do IFFar – Campus Santo Augusto, Dr. Rafael Bonadiman, defendeu na quinta-feira, 22 de dezembro, um Memorial Circunstanciado para alcançar o nível de Professor Titular, que é o mais elevado da carreira docente federal.

4B85D2CD 1277 4B99 80D7 D4D4917B4C6D

A banca online foi constituída pelos seguintes professores: Dr. Diniz Fronza; Dr. Diovane Moterle; Dr. Elisio de Camargo Debortoli (IFRS); Dr. Gustavo Pinto da Silva (UFSM) e a Dra. Marieli da Silva Marques (professora IFFar- Campus Santo Augusto e presidente da CPPD).  O ato também contou com a presença da professora, Ma. Márcia Adriana Rosmann, Vice-presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente do IFFar – Campus Santo Augusto – CPPD, responsável pela organização de todo o processo de defesa do professor Rafael.

D5EE8CF3 1461 40E7 8552 B174D2054A35

Para requerer essa titulação, o docente deve obrigatoriamente ser Doutor em sua área de atuação, estar há mais de dois anos no nível D4 IV, ser aprovado em processo de avaliação de desempenho; lograr aprovação de memorial que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, ou defesa de tese acadêmica inédita.

Rafael é graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2005) e Mestrado em Engenharia Agrícola pela mesma instituição com ênfase em Tecnologia de Aplicação de Produtos Químicos na Agricultura (2007) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2015). Tomou posse e entrou em efetivo exercício na então Unidade de Ensino Descentralizada do Cefet de Bento de Gonçalves - UNED Santo Augusto, no dia 07 de abril de 2008, com apenas 25 anos, integrando o primeiro grupo de servidores da instituição. Hoje com 40 anos, é um dos professores mais jovens da Rede Federal a obter o grau mais elevado da carreira.