Página inicial > Santo Augusto > Concluídas as atividades do Projeto Fábrica de histórias por aí: incentivando o prazer pela leitura
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 09h51 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Foram concluídas no início deste mês as atividades do Projeto de Extensão “Fábrica de histórias por aí: incentivando o prazer pela leitura”, coordenado pelo professor, Edevandro Sabino da Silva, tendo como coordenadora substituta, a professora Miquela Piaia, como colaboradora, a professora Soní Pacheco de Moura, como bolsista a estudante, Luana Benites e como voluntárias as estudantes, Allana Fernanda Gehm da Silva e Sabrina Caetano Lourenço.

As Oficinas de Contação de Histórias aconteceram nos campus de Panambi e Santo Augusto de maio a novembro. No Campus Santo Augusto aconteceram cinco encontros com alunos das séries iniciais das escolas municipais, Antônio Liberato, Rui Barbosa, Sol Nascente, São João e Antônio João, atendendo cerca de 170 crianças.

Nos encontros foram contadas três histórias produzidas pelos estudantes participantes do projeto em anos anteriores e se tornaram livros: Leão Leonel, Chica a Galinha Caipira e Akira o Panda. Após a contação, exemplares dos livros foram entregues para as escolas. Os pequenos visitantes também foram convidados para realizar atividades pedagógicas na sala multifuncional do prédio de Ciência e Tecnologia e conhecer um pouco do campus.

O projeto “Fábrica de Histórias” vem sendo realizado no IFFar - Campus Santo Augusto desde o ano de 2018, estando em sua 5ª edição. Estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFFar -  Campus Santo Augusto estiveram envolvidos, nos últimos anos, na produção de histórias infantis bilíngues, que se tornaram livros: O Leão Leonel; Chica, a galinha caipira; Titan; Little Bunny, O Reinado, Akira, o panda; Olhe, o pequeno porco espinho; Lápis de Cor e As Superdetetives, totalmente produzidas pelos estudantes, incluindo escrita, edição, ilustração, e adaptação para versão eletrônica, para promoção e incentivo à leitura de alunos da comunidade externa, bem como instrumento de ensino, que pode ser utilizado por pais e educadores para fomentar práticas de leitura, escrita e oralidade nos lares, escolas, bibliotecas, entre outros.