Página inicial > Santo Augusto > Projeto Prorobótica é apresentado na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 13h58 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os professores do IFFar – Campus Santo Augusto, Adão Caron Cambraia e Uianes Luis Rockenbach Biondo, participaram em Brasília, de 28 de novembro a 1º de dezembro, da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e 2ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, com a exposição do projeto de iniciação tecnológica: “Prorobótica: pensamento computacional na Educação Básica”. Na ocasião foram apresentados alguns protótipos com arduíno, robôs com arduíno e robôs lego, produzidos ao longo do ano nas escolas, pelos estudantes participantes do projeto.

O projeto, coordenado pelo professor Dr. Adão Caron Cambraia, foi o único selecionado do IFFar para participar do evento. Com o objetivo de desenvolver a iniciação tecnológica, por meio de oficinas, através da programação aplicada para estudantes do 8° e 9° ano do ensino fundamental,  abrangendo os municípios de Nova Ramada, Santo Augusto e Passo Fundo. A proposta, aprovada por meio de chamada pública em 2021, contou com recursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC, sendo implementada por meio do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES.

WhatsApp Image 2022 11 29 at 20.32.29

Professores Uianes e Adão apresentando o projeto no evento em Brasília/DF

A 19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) teve como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, a edição deste ano contou com mais de 100 estandes de todas as unidades de pesquisa vinculadas ao ministério, além de instituições públicas e privadas.

A 2ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica teve como objetivo ser referência nacional no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, promovendo a divulgação, integração, interação e intercâmbio das ações, projetos, pesquisas e instituições sobre essa modalidade educacional, envolvendo todos os agentes atuantes. Essa edição teve como foco dois alicerces da educação profissional e tecnológica: a inovação e a tecnologia, buscando envolver todos os estudantes e agentes que atuam nas instituições educacionais.