Página inicial > Santo Augusto > Realizado encerramento do Projeto de Extensão sobre Educação Ambiental
Notícias Santo Augusto

Realizado encerramento do Projeto de Extensão sobre Educação Ambiental

Publicado em Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 01h10 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Projeto de Extensão “A Vivência do Tema Gerador Educação Ambiental no Ensino Fundamental” realizou, no dia 28 de novembro, a atividade de encerramento do ano, com a apresentação de um teatro de fantoches e de uma palestra com a temática “Lixo e Meio Ambiente”, para cerca de 100 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto.

O projeto, coordenado pela professora Clarinês Hames, vinculado ao Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA) do IFFar-Campus Santo Augusto, contou com a colaboração ao longo do ano, dos acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Andressa Maiara de Almeida Machado, Danieli Bueno Schreiber, Guilherme Faustino Boelter e Thaís Luciane Morgenstern, tendo como o objetivo discutir e vivenciar questões ambientais com estudantes e professores do ensino fundamental e médio.

De junho a novembro, foram atendidos cerca de 500 alunos de escolas municipais e estaduais de Santo Augusto, desde a educação infantil até o ensino médio, através das palestras “Água: qualidade e consumo conscientes”, “Lixo e Meio Ambiente” e do teatro de fantoches sobre o lixo nosso de cada dia, sob a responsabilidade dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas participantes do projeto. Também foram realizadas diversas atividades com professores das escolas, dentre elas: identificação de árvores nos pátios das escolas, palestra sobre Compostagem e oficina de Produção de Mudas.

Segundo a professora Clarinês, a ideia do projeto surgiu para dar apoio às escolas do município nas ações de educação ambiental. “Este ano Santo Augusto optou por não realizar o Fórum Municipal de Educação Ambiental, ficando definido que as escolas deveriam realizar ações de Educação Ambiental durante o ano com os estudantes. Nesse sentido, nosso projeto de extensão veio ao encontro das demandas das escolas. O objetivo inicial proposto, de interagir com professores e estudantes fazendo diversas atividades, foi plenamente atingido, principalmente porque foi possível articular as ações com o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e com o Núcleo de Gestão Ambiental do campus”, destaca a professora.