Página inicial > Santo Augusto > Estudantes do técnico em Alimentos apresentam projeto de Prática Profissional Integrada no IFFar Formação
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 17h13 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Aconteceu na tarde de ontem, mais uma atividade do IFFar Formação, com o tema “Compartilhando experiências sobre as práticas profissionais integradas”. Na ocasião, servidores e alunos do IFFar compartilharam experiências sobre as Práticas Profissionais Integradas nos Cursos Técnicos Integrados.  A conversa foi mediada pela professora Evelize Minuzzi, do Campus São Vicente do Sul, transmissão pelo canal da WebTV do IFFar no Youtube.

O Campus Santo Augusto foi representado no evento, pelos estudantes do 1º ano do curso técnico em Alimentos, Emily Vargas Kutscher e Luan Henrique dos Santos de Souza, juntamente com a professora Greice Oliveira. Os estudantes apresentaram o projeto de PPI desenvolvido por eles durante o ano, com estudantes de escolas da região, denominado “Guia alimentar: um estudo sobre alimentação saudável!”.

IMG 20221005 WA0032

IMG 20221005 WA0033

IMG 20221005 WA0034

Sobre a Prática Profissional Integrada (PPI): é uma metodologia de ensino que possibilita a articulação entre os conhecimentos construídos nas diferentes disciplinas do curso com a prática real do trabalho, propiciando a interdisciplinaridade e flexibilização curricular, além da ampliação do diálogo entre as diferentes áreas de formação. Ela possibilita que estudantes desenvolvam projetos e ações, baseados na criticidade e na criatividade, contextualizando a aplicabilidade dos conhecimentos aprendidos no decorrer do processo formativo. A organização curricular dos cursos técnicos do IFFar, em todas as formas e modalidades, contempla a realização da PPI.

Entre os objetivos das PPIs estão: aproximar a formação dos estudantes com o mundo do trabalho, viabilizar a efetiva aplicação da prática profissional específica de cada curso, incentivar a pesquisa como princípio educativo e promover a interdisciplinaridade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.