Página inicial > Santo Augusto > Estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas visitam museu em Ametista do Sul
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 04 de Julho de 2022, 19h01 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar – Campus Santo Augusto, realizaram no sábado, 02 de julho, uma visita técnica na cidade Ametista do Sul-RS, onde está a maior jazida da pedra ametista do mundo, sendo conhecida como a capital mundial da pedra ametista. A visita foi acompanhada pelos professores Gustavo Marques da Costa, Clarinês Hames, Karinne Wendy Santos de Menezes e Cristine da Fonseca.

A visita teve como objetivo conhecer o acervo do Ametista Parque Museu, que possui mais de dois mil exemplares de pedras preciosas raras, sendo a maioria encontrada em garimpos da região, entre eles a Ametista mais valiosa já encontrada até hoje pesando 2.5 toneladas e um Meteorito de 140 kg. Além disso, os alunos puderam realizar um passeio no subsolo do museu com a presença de guias especializados, na qual puderam ver como as pedras são retiradas, em galerias subterrâneas com mais de 200 metros de profundidade.

A atividade foi desenvolvida para que os alunos pudessem vivenciar na prática o que aprendem em sala de aula, principalmente na disciplina de geologia do curso, ministrada pelo professor Gustavo Marques da Costa. “Na disciplina, eles aprendem características dos minerais e das rochas, e durante a visita, eles puderam associar informações teóricas com questões práticas. A atividade foi extremamente produtiva, pois além da visita e do conhecimento adquirido, todos puderam ampliar a comunicação e interação entre si, o que também faz parte do processo de formação dos estudantes”, destaca o professor Gustavo.