Página inicial > Santo Augusto > Projeto Prorobótica promove a construção de robôs com materiais recicláveis
Notícias Santo Augusto

Projeto Prorobótica promove a construção de robôs com materiais recicláveis

Publicado em Segunda, 20 de Junho de 2022, 16h40 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O projeto de iniciação tecnológica “Prorobótica: pensamento computacional na Educação Básica”, desenvolvido pelo IFFar Campus Santo Augusto, está promovendo nas escolas onde é desenvolvido, atividades de computação desplugada e a construção de robôs com materiais recicláveis.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa no interior de Santo Augusto, os estudantes do 6º e 7º anos produziram robôs com caixas de remédio, tampas, garrafas pet, entre outros materiais reciclados. Na Escola Municipal Dom Pedro em Nova Ramada também foram realizadas atividades com recicláveis. As atividades com materiais recicláveis serão realizadas nas próximas semanas em todas as escolas participantes do projeto.

O projeto coordenado pelo professor do IFFar - Campus Santo, Augusto, Dr. Adão Caron Cambraia, iniciado em 2021, é voltado à promoção da iniciação tecnológica tendo como foco o ensino de programação aplicada para estudantes dos últimos anos do ensino fundamental de escolas públicas, associados ao ensino, pesquisa e extensão.

Segundo o professor Adão, o primeiro módulo do Projeto Prorobótica é computação desplugada. “O projeto foi organizado em três momentos pedagógicos, em que o primeiro é Problematização, onde os professores problematizaram questões ambientais e perguntaram como podemos contribuir para minimizar os diversos problemas ambientais; 2º momento é a Organização do Conhecimento, em que desenvolvemos diversas atividades sobre computação, algoritmos e programação sem usar computadores; o 3º momento consistiu em criar robôs com sucata como uma ação para minimizar os lixos do meio ambiente. O pensamento computacional foi desenvolvido no segundo momento pedagógico com as atividades desplugadas. O terceiro momento foi uma resposta para a problematização inicial”, explica o professor.