Página inicial > Santo Augusto > Estudantes escrevem crônicas sobre a exclusão de gênero
Notícias Santo Augusto

Estudantes escrevem crônicas sobre a exclusão de gênero

Publicado em Quinta, 31 de Março de 2022, 18h40 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Durante o mês de março, o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual – NUGEDIS do IFFar – Campus Santo Augusto realizou diversas atividades alusivas ao mês das mulheres. Um dos trabalhos foi proposto pela professora de Língua portuguesa, Rafaelly Andressa Schallemberger, ao ano do Curso Técnico em Informática.

Os alunos debateram sobre diversas temáticas femininas e estudaram em sala de aula sobre o gênero textual crônica. Em seguida, foram desafiados a criarem suas próprias crônicas com ilustrações, a partir das temáticas relacionadas à exclusão de gênero, de acordo com o que mais lhes interessasse escrever.

Foram selecionados alguns textos e ilustrações para divulgar na página do campus, como forma de encerramento das atividades alusivas ao mês da mulher. A partir dos textos literários dos alunos, fica o convite aos leitores, de reflexão sobre o tema.

Segundo a professora Raffaely, é importante destacar que os textos foram realizados em uma atividade de cunho pedagógico, logo, os textos literários trazem reflexões e expressam sentimentos. “Os alunos, por meio das palavras e dos desenhos, relatam suas pesquisas, debates e observações do mundo. Assim como Mário de Andrade disse “Escrevo sem pensar, tudo o que o meu inconsciente grita. Penso depois: não só para corrigir, mas para justificar o que escrevi”, os alunos, através do eu-lírico, fazem uma crítica ao modelo de sociedade patriarcal e a todo tipo de violência de gênero” explica a professora.

Anexos: