Página inicial > Santo Augusto > IFFar – Campus Santo Augusto promove Cine Debate sobre feminismo e desigualdade de gênero
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 28 de Março de 2022, 18h21 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Aproveitando as discussões em torno do Dia Internacional da Mulher, o IFFar – Campus Santo Augusto promoveu, de 23 a 25 de março, um Cine Debate com os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com o filme “Moxie: quando as garotas vão à luta”. Após as exibições foi realizado um debate com as turmas, com base no filme, sobre feminismo, desigualdade de gênero, transfobia e masculinidades.

Atuaram como mediadoras dos debates, durante as exibições as estudantes: Ana Júlia Probst e Maria Eduarda Trindade – 2º ano do técnico em Administração, Beatriz d´Acampora – 3º ano do técnico em Agropecuária, Isabel Cristine Lüdtke Kist – 3 º ano do técnico em Alimentos e Rafaela Gehrke – 3º ano do técnico em Informática. Auxiliaram nos debates os seguintes professores: Orson Soares, Felipe Riccio, Lais Cavalheiro Rigo, Janice Pinheiro Boeira, Melissa dos Santos Oliveira e Soni Pacheco de Moura.

A seleção do filme, feita pelas alunas Beatriz d´Acampora e Rafaela Gehrke, levou em conta, em primeiro lugar, a linguagem acessível e por trazer à tona debates sobre a desigualdade de gênero, o machismo, a transfobia, dentre outros. Além disso, a história se passa justamente em uma escola de Ensino Médio e a protagonista é uma adolescente, propiciando uma aproximação etária com as/os telespectadores.

Segundo a estudante Beatriz d´Acampora, surgiram diversos temas com os debates como: Hipersexualização e objetificação das mulheres; inclusão de trans e pretas no movimento; apoio dos homens; falta de apoio em casa e fora de casa; estupro e assédio; mulheres no mercado de trabalho e relacionamentos abusivos. “Foi bem importante, tanto pra quem tava falando e se abrindo e pra quem tava escutando, principalmente para os meninos participantes que se sensibilizaram e começaram a refletir sobre os próprios atos”, destaca Beatriz.