Página inicial > Santo Augusto > Nugedis promove atividades no mês da Mulher
Notícias Santo Augusto

Nugedis promove atividades no mês da Mulher

Publicado em Segunda, 14 de Março de 2022, 19h20 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual – NUGEDIS do IFFar - Campus Santo Augusto está promovendo durante o mês de março ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março.

Um painel está instalado no hall do prédio F, onde estudantes e servidores podem até o final deste mês colocar recados, mensagens, dicas e incentivos para as mulheres da instituição. No dia 08, um cartão foi entregue para estudantes e servidoras com a seguinte mensagem emponderadora: “Queriam que ela fosse do lar, mas ela era do ler, com essa liberdade ela era de onde quisesse ser”.

A professora de Educação Física, Laís Cavalheiro Rigo, desenvolveu nas aulas o diagnóstico individual dos/as estudantes com aferição de peso e altura para o cálculo do Índice de Massa Corporal, paralelo a esse diagnóstico a discussão realizada foi acerca das temáticas peso x saúde: uma medida para além dos números. A intenção da discussão foi orientar os/as estudantes a buscar saúde acima de qualquer medida. Na oportunidade também foi conversado sobre os padrões estéticos que a mídia e a indústria impõem fortemente, sobre homens e mulheres, mas enfatizando os padrões estéticos impostos para as mulheres levantando a temática: Mulher, você é mais que um padrão. Os alunos e as alunas realizaram a leitura do texto “Padrão de Beleza: está na hora de amar nosso corpo ao invés de escondê-lo”, escrito por Cinthya Dávila da Redação Minha Vida, com o objetivo de instigar e ajudar na criação dos recados para o mural.

Segundo a professora Laís, o conteúdo de aferição de medidas e discussão sobre padrões estéticos e de corpo estão inseridos na Unidade Didática de exercício físico e saúde e durante o mês outras temáticas serão abordadas, como técnicas de respiração para que os/as estudantes se conheçam, percebam e tenham controle sobre sua respiração facilitando o uso da máscara.