Página inicial > Santo Augusto > #IFFarPelasMulheres: campanha marca Mês da Mulher no IFFar
Notícias Santo Augusto

#IFFarPelasMulheres: campanha marca Mês da Mulher no IFFar

Publicado em Terça, 08 de Março de 2022, 10h33 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Neste ano, o IFFar promove ações em todas as suas unidades como forma de conscientizar a comunidade sobre a violência contra a mulher no Brasil.

Noticia iffar pelas <a href=Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." style="list-style: none; vertical-align: text-bottom; margin: 0px; padding: 0px; max-width: 100%; height: auto; border: 0px;">

08 de março é o Dia Internacional da Mulher. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970 e refere-se a 08 de março de 1917, quando cerca de 90 mil operárias foram às ruas na Rússia reivindicando melhores condições de trabalho e de vida ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do governo. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

As lutas das mulheres se renovam a cada ano. Uma delas, infelizmente, é muito antiga e ainda nos deixa cada vez mais perplexas: as alarmantes estatísticas de violência contra a mulher no Brasil. Para fazer a nossa parte na educação para a igualdade, inclusão e não violência, as CAIs e NUGEDIS promoverão, em parceria com a Secom, a campanha institucional #IFFarPelasMulheres. Teremos programações nas unidades e nas redes sociais.

Atividades desenvolvidas pelo NUGEDIS do Campus Santo Augusto:

Ação 1: Criação de um mural no corredor onde a comunidade acadêmica será incentivada a deixar recados para as mulheres durante o mês de Março. O mural será disponibilizado no dia 08 de Março de 2022.

Ação 2: Textos sobre a temática da Mulher serão trabalhados com os/as docentes da área da linguagem.

Ação 3: Um cartão com a frase “Queriam que ela fosse do lar, mas ela era do ler, com essa liberdade, ela era de onde quisesse ser” do autor Alle Barbosa será entregue para todas as mulheres do campus no dia 08 de março de 2022.

Ação 4: Durante o mês de Março serão disponibilizados vídeos sobre as mulheres.

Ação 5: Dentro do planejamento da disciplina de Educação Física está previsto o diagnóstico individual dos/as estudantes com aferição de peso e altura para o cálculo do IMC, paralelo a esse diagnóstico a discussão realizada é acerca das temáticas peso x saúde: uma medida para além dos números. A intenção da discussão é orientar os/as estudantes a buscar saúde acima de qualquer medida. Na oportunidade discutiremos também sobre os padrões estéticos que a mídia e a indústria impõem fortemente, homens e mulheres, mas para esta semana estamos enfatizando os padrões estéticos impostos para as mulheres levantado a temática: Mulher, você é mais que um padrão. Os alunos e as alunas farão a leitura do texto “Padrão de Beleza: está na hora de amar nosso corpo ao invés de escondê-lo” para instigar e ajudar na criação dos recados para o mural.

Fica o convite para que você também se engaje na luta, participando, compartilhando e divulgando conosco.