Página inicial > Santo Augusto > Integrante do Neabi do IFFar Campus Santo Augusto participa de atividade alusiva ao Dia da Consciência Negra em escola estadual
Notícias Santo Augusto

Publicado em Sábado, 20 de Novembro de 2021, 18h36 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI do IFFar – Campus Santo Augusto, professora Janice Pinheiro Boeira, participou no 18 de novembro, no turno da noite, de uma roda de conversa junto às turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA da Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini – CIEP de Santo Augusto.

A atividade, alusiva a Semana Municipal da Diversidade Étnico-racial (15 a 21/11), instituída no município em pela lei nº 2689 de 18/11/2015, foi uma proposta das disciplinas de Geografia e Sociologia, ministradas pela professora Roseléia Montagner Talheimer, com apoio da diretora Juliane Koehler.

Na ocasião, foi abordado com os estudantes sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, idealizado pelo poeta e professor gaúcho Oliveira Ferreira da Silveira, lembrando a data da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares. Em 2003 a Lei nº10.639, trouxe a inclusão de conteúdos referentes à história da África e das culturas afro-brasileiras no ensino oficial, e a data de 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra (Art.79-B foi incluída no calendário escolar, mas somente em novembro de 2011, que a data foi oficialmente reconhecida, através da Lei nº12.519.

Durante o encontro, também foram discutidas questões ligadas ao racismo estrutural, luta antirracista entre outros temas. No final a poesia "Sou" de Oliveira Ferreira da Silveira foi lida pelos estudantes, mostrando a eles outros elementos da produção  cultural do Estado do Rio Grande do Sul.

SAVE 20211119 150820

Anexos: