Página inicial > Santo Augusto > NUGEA promove ações em prol do meio ambiente
Notícias Santo Augusto

NUGEA promove ações em prol do meio ambiente

Publicado em Sexta, 04 de Junho de 2021, 16h58 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Núcleo de Gestão e Educação Ambiental - NUGEA iniciou oficialmente suas atividades no IFFar - Campus Santo Augusto no dia 02 de junho de 2020. Este Núcleo é um órgão colegiado criado com finalidade consultiva e de apoio para auxiliar a execução de políticas ambientais institucionais, cujo princípio básico é a sustentabilidade visando a melhoria ambiental, social, econômica e auxiliando na formação cultural de cidadãos.

Considerando que dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente, o NUGEA apresenta algumas ações propostas e que estão em fase inicial de desenvolvimento:

Projeto “Santo Augusto Mais Verde: aliando cidadania e sustentabilidade ambiental”: tem por objetivo colaborar com o aumento da arborização urbana do município de Santo Augusto/RS, através do plantio de mudas de árvores nativas em locais próprios na área do IFFar e espaços públicos municipais, além conscientizar a comunidade acadêmica e local sobre a necessidade de preservação ambiental. Este projeto foi elaborado pelo Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA) do IFFar Campus Santo Augusto e a execução será realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Augusto, afim de planejar e definir as áreas mais propícias para o plantio das mudas de árvores de espécies nativas e busca de apoio às atividades realizadas durante todo o período de execução do projeto.

O conceito de sustentabilidade ambiental - manutenção dos recursos naturais para as gerações futuras - precisa ser aplicado na prática pela comunidade, inserindo os cidadãos como agentes participativos e motivados nesta causa, visto que pequenas ações individuais tomam grandes proporções quando somadas. Assim, iniciar pela melhoria das condições ambientais de espaços públicos através da arborização, além de contribuir para o embelezamento da cidade, também proporcionará melhor qualidade de vida para as pessoas que ali vivem e servirá de exemplo para conscientização sobre a importância de ações que visam a participação dos cidadãos em questões relativas ao meio ambiente.

Projeto “A qualidade da água para consumo humano: integrando ensino, pesquisa e extensão”: o objetivo principal do projeto é promover a conscientização/educação da população quanto aos cuidados com o meio ambiente, especialmente a água, e consequentemente reduzir os problemas de saúde decorrentes da contaminação hídrica. Além disso, espera-se contribuir na elaboração de estratégias no que se refere à melhoria e manutenção da qualidade das águas. Este projeto é de autoria da professora Marieli Marques e será desenvolvido através do NUGEA em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Augusto. Neste sentido, está sendo planejado juntamente com o poder público municipal a possibilidade da contribuição do IFFar na consolidação das agroindústrias do município, através da realização de análises físicos químicas de qualidade da água, entre outras. O projeto também prevê a realização de ações educativas junto aos estudantes sobre o uso e preservação da água.

Além dos projetos mencionados, o NUGEA planeja algumas ações para serem desenvolvidas futuramente, entre as quais:

Projeto para captação e reutilização da água da chuva no campus;

Ações de educação ambiental nas escolas do município de Santo Augusto;

Ações de conscientização para o uso racional de água e energia elétrica, visando a educação e reflexos positivos também na residência dos estudantes;

Ações de conscientização objetivando reduzir o uso de canudos e copos plásticos, incentivando o uso de garrafa ou caneca não descartável individual;

Trabalhar efetivamente a conscientização para separação correta do lixo, tanto no campus quanto no município como um todo;

Articular ideias visando incentivar o uso de sacolas retornáveis nos supermercados do município de Santo Augusto afim de reduzir significativamente o uso de sacolas plásticas;

Planejar ações voltadas aos catadores de material reciclável do município;

Organizar ponto de coleta de lixo eletrônico no campus, juntamente com a prefeitura;

Realizar ações de coleta e reutilização de óleo de cozinha, entre outras.

Com a realização destas ações pretende-se exercer a cidadania, contribuir para a sustentabilidade ambiental e a longo prazo, através do exemplo, conscientizar a população local sobre a importância de práticas que visam a conservação ambiental.

Nos dia 18 de maio e 01 de junho, integrantes do NUGEA participaram na prefeitura de Santo Augusto de reuniões para tratar sobre a implantação dos projetos e sobre possíveis parcerias com o executivo municipal, visando atividades com as escolas e realização de análises da qualidade da água.

1622836239423

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente: Dia 05 de Junho é o Comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 5 de junho de 1972, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) realizou uma Conferência sobre o Meio Ambiente em Estocolmo, na Suécia.

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano é Restauração de Ecossistemas. O Paquistão será o anfitrião global da data. O Dia Mundial do Meio Ambiente 2021 testemunhará o lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas. A restauração do ecossistema pode assumir várias formas: plantação de árvores, tornar cidades verdes, restauração de jardins, mudança na alimentação ou limpeza de rios e costas. Saiba mais sobre restauração de ecossistemas e a década da ONU.