Página inicial > Santo Ângelo > Conhecimento, Consciência e Preservação foi o tema do 7º Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Sexta, 26 de Abril de 2024, 09h34 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

A Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul de São Luiz Gonzaga, foi anfitriã do 7° Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira, realizado no dia 19 de abril. O evento foi promovido pela escola e diversas entidades – EMATER/RS, IFFar - Campus Santo Ângelo, UFFS - Campus Cerro Largo, UERGS - Campus São Luiz Gonzaga, Cáritas Diocesana, Movimento das Mulheres Camponesas, EMBRAPA Clima Temperado, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SICREDI, BANRISUL, AGPTEA, COOPARTE, Pastoral da Saúde e Rede Ecovida de Agroecologia. Mais de 400 pessoas comparecerem ao evento.

Na parte da manhã, foram realizadas duas palestras, sobre os temas “A importância da Cultura da Mandioca na Agricultura Familiar”, a cargo da Professora Elaine Luiza Biacchi Vione do IFFar - Campus Santo Ângelo, e sobre “Bioma Pampa – O Campo Nativo como Estratégia para Manutenção da Biodiversidade”, com o extensionista da EMATER-RS Ricardo Lopes Machado.

No período da tarde, foi realizado o plantio de uma muda de butiazeiro Butia yatay, espécie ameaçada de extinção. Logo após, foi realizada a troca de sementes e mudas de plantas entre os participantes. Através dos Projetos de Extensão: Agrobiodiversidade: Valorização de Plantas bioativas na região Noroeste e Missões/RS, coordenado pela Professora Elaine, o IFFar - Campus Santo Ângelo contribuiu com mudas de plantas bioativas, como manjericão, boldo, peixinho da horta, penicilina, hortelã, ora-pro-nóbis, lavanda e mil-em-rama e, juntamente com o projeto: Áreas demonstrativas e avaliativas de variedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz) convencionais e biofortificadas como possibilidade de articulação entre ensino, pesquisa e extensão, oportunizou a participação de estudantes do curso técnico em Agricultura que fazem parte do projeto.

Em seguida, foram realizadas nove oficinas simultâneas nas áreas didáticas da escola, entre as quais o IFFar Campus Santo Ângelo participou da oficina sobre mandioca, abordando características, identificação de variedades e o cultivo.