Página inicial > Santo Ângelo > Paisagismo no Núcleo Comunitário do Bairro Garibaldi Carrera Machado (Indubras)
Notícias Santo Ângelo

Paisagismo no Núcleo Comunitário do Bairro Garibaldi Carrera Machado (Indubras)

Publicado em Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 10h59 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Para realizar a integração dos espaços construtivos com a natureza e transformá-los para a vivência e convivência, no dia 05 de dezembro do corrente ano, os estudantes do 1º ano do curso Técnico em Agricultura do IFFar - Campus Santo Ângelo, estiveram no Núcleo Comunitário Bairro Garibaldi Carrera Machado (Indubras), para aplicar conceitos e técnicas do paisagismo.

O Paisagismo na comunidade foi realizado como prática da disciplina de Horticultura, ministrada pela Profª Elaine Luiza Biacchi Vione. Nessa atividade, as plantas utilizadas foram disponibilizadas pela comunidade, discentes e parte, produzidas nas aulas práticas da disciplina no IFFar-SAN. No local, foi possível integrar conhecimentos de estética, estilos, formatos, cores, flores e folhas, organizar as composições de acordo com a necessidade do local e dos moradores, buscando funcionalidade, com o uso de plantas de baixa manutenção, com simbolismo e adaptadas à região, tais como Cica, Agave, Buxinho, Dracenas, Justicia vermelha, Scheflera, Espada de São Jorge, Liríope, Lambari roxo, Cóleos, Cebolinha de Jardim, Lavanda, Zínias e Balsamina. Também, um espaço destinado para plantas medicinais, aromáticas e condimentares (alecrim, manjericão, hortelã, mil em ramas, cidreira, entre outras).

A atividade de implantação do paisagismo foi bastante significativa: articulando ensino e extensão, os discentes puderam aplicar os conhecimentos técnicos, apropriando-se e adaptando-os às necessidades, exercendo uma atividade vinculada a realidade, contribuindo para a melhoria dos espaços de convívio e da qualidade de vida da comunidade.

Para os moradores, de acordo com a presidente do bairro, Mariza Dalzot da Silva, ficaram muito honrados, felizes e gratos por terem recebido os alunos do IFFar-SAN, que presentearam o núcleo comunitário com o paisagismo e se colocaram à disposição para novos projetos. Em nome da comunidade, segundo Mariza, “foi uma sementinha que foi plantada, que agora seguirão cultivando, e o núcleo ficará mais florido e bonito. Sozinho, não se faz nada, e a união fez a força”. Desejou que surjam novas oportunidades de trabalho conjunto para serem implementadas na comunidade, continuando a parceria.

Agradecemos a todos da comunidade pelo espaço construtivo de ensino-aprendizagem e de colaboração.