Página inicial > Santo Ângelo > Estação BRAMON do IFFAR Campus Santo Ângelo capta 24 meteoros em sua primeira observação noturna
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Segunda, 03 de Julho de 2023, 09h27 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Na madrugada de 17 para 18 de junho de 2023, a estação de monitoramento de meteoros vinculada à rede BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network), localizada no IFFAR Campus Santo Ângelo realizou um feito notável ao capturar um conjunto de 24 meteoros em suas atividades de observação astronômica.

A Estação IFFAR-SAN1, recentemente instalada no campus, está operando em local provisório durante a bateria de testes e configurações.  Essa iniciativa integra o Projeto de Extensão "Bate-Papo Astronômico e Clube de Astronomia do IFFar Campus Santo Ângelo", coordenado pela professora Karlise Soares, que foi contemplado com recursos do campus destinados à contratação de um bolsista e aquisição de materiais essenciais para o desenvolvimento das atividades.

Conforme o coordenador adjunto do projeto de extensão no IFFar e idealizador do Bate-Papo Astronômico, Fabricio Colvero, após a finalização dos testes e instalação definitiva, a estação IFFAR-SAN1 terá um importante papel no pareamento de dados com outras estações do RS, especialmente a estação de Santa Maria, auxiliando nas análises técnicas e contribuindo efetivamente com a pesquisa científica.

Parte dos equipamentos da estação foram doados por outras estações da rede, como o Dr. Carlos Jung, do Observatório Heller & Jung (Taquara, RS),  Renato Poltronieri, do Observatório ASTROCAN (Nhandeara, SP),  e o projeto Bate-Papo Astronômico (Santa Maria, RS).

No mês de junho, o projeto entrou em pleno funcionamento com a seleção do bolsista Diego Stamborovski, estudante do 1º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Em breve, a equipe estará promovendo observações astronômicas abertas à comunidade, uma prática que já vem sendo realizada desde o ano de 2019, visando disseminar o conhecimento sobre o universo e despertar o interesse pela Astronomia.

Os organizadores do projeto gostariam de expressar sua gratidão aos parceiros que apoiam essa jornada, incluindo a equipe do Bate-papo Astronômico/Santa Maria Tecnoparque, BRAMON, IFFAR Campus Santo Ângelo, IF Farroupilha e estudantes dos cursos Téc. em Informática e Licenciatura em Computação. Esta colaboração tem sido essencial para fortalecer o projeto e ampliar seu alcance, permitindo que mais pessoas se conectem com o fascinante campo da astronomia.

Para aqueles apaixonados pelo universo e ansiosos por acompanhar as próximas atividades astronômicas, o projeto mantém perfis ativos no Instagram e Facebook com o nome "astronomiaiffarsan". Siga-nos para não perder as atualizações!

Siga também o Bate-Papo Astronômico.

Instagram e Facebook @batepapoastronomico

Veja o video das 8 principais capturas e a imagem dos 24 meteoros