Notícias Santo Ângelo

O Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Ângelo aproxima alunos em formação do Curso Técnico em Enfermagem de Equipe Multiprofissonal da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santo Ângelo/RS

Publicado em Sexta, 03 de Junho de 2016, 16h05 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

O tema “AS INTERFACES DO CUIDADO EM TERAPIA INTENSIVA: UM DIÁLOGO MULTIPROFISSIONAL” busca, sobretudo, levar as experiências de profissionais atuantes em intensivismo para a sala de aula. O debate ocorrido no último dia 12/05/2016, quinta-feira, no Campus Santo Ângelo foi permeado por sabedoria de vida, conhecimento científico e diálogo crítico entre discentes e a equipe de intensivismo. Essa tríade de saberes foi proporcionada pela visita da Enfermeira Gestora da UTI-HSA: Geovana Oliveira Anschau, das Técnicas em Enfermagem da UTI-HSA: Marivani Elisa Schirmer e Jéssica Analise Rakowski e do Médico Rotineiro da UTI-HSA: Cézar Augusto Medeiros. O convite promovido aos profissionais faz parte do componente curricular “Enfermagem em Situações Críticas de Vida”, conduzido pelas docentes: Andressa Peripolli Rodrigues, Margot Agathe Seiffert e Neiva Claudete Brondani Machado.

A Roda de Conversa possibilitou a contextualização histórica e atual dos cenários de Unidades de Terapia Intensiva no Brasil e no mundo. O diálogo balizou importantes inserções do aluno em um contexto profissional ainda imaginário e os temas vertiginosos perpassaram a identificação da importância das UTIs no cenário hospitalar; o olhar diferenciado e humanizado nas UTIs sob outra perspectiva, a de que é possível recuperar a vida e a saúde das pessoas; a complexidade clínica, técnica e humana de uma Unidade de Terapia Intensiva; a família como membro agregador do cuidado; o enfrentamento dos medos e angústias do paciente e da família que necessitam de informação constante sobre o quadro do paciente; a equipe multiprofissional em uma atuação horizontal em ações na equipe e a importância do profissional Técnico em Enfermagem na equipe de trabalho.

O IF Farroupilha - Câmpus Santo Ângelo desde a sua concepção constituiu-se como instituição estratégica, buscando incidir na vida regional e local e dar respostas aos grandes desafios da comunidade. A sustentabilidade, a inclusão social, a preservação ambiental e a produção de melhor qualidade de vida social ao conjunto da população faz parte das metas desta instituição de ensino. Desta forma, o Curso Técnico em Enfermagem busca na qualificação de seus alunos, a possibilidade de lançar no mercado de trabalho profissionais competentes e envolvidos, que possam fazer a diferença na vida e saúde das pessoas.