Página inicial > Panambi > Mais de 300 pessoas prestigiaram o Seminário de Educação no Desenvolvimento Regional no IFFar – Campus Panambi
Notícias Panambi

Publicado em Segunda, 23 de Outubro de 2017, 17h06 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na última sexta-feira, 20/10, grande público de Panambi e municípios da região lotaram o auditório e uma sala de aula do IFFar - Campus Panambi para assistir ao seminário “Educação no Desenvolvimento Regional”, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O evento reuniu autoridades, professores, técnicos, estudantes e representantes dos municípios de Panambi, Pejuçara, Condor, Santa Bárbara, Ijuí e Cruz Alta para debater a situação das instituições federais de educação, com enfoque no contingenciamento do orçamento, repasse de recursos e as possíveis consequências dessa defasagem orçamentária no que tange ao desenvolvimento regional. A atividade foi coordenada pelo Deputado Estadual Jeferson Fernandes, no ato representando o presidente da Assembleia do Estado.

Durante as falas, a Pró-reitora de Desenvolvimento Regional do IFFar, Nídia Heringer, destacou a importância da educação ser prioritária no cenário nacional, tanto nas temáticas quanto nas questões orçamentárias. No caso do IFFar, “a instituição precisa ser ampliada para atender a demanda que existe, considerando que desde que foram criados os cursos no IFFar, há maior número de inscritos do que o número de vagas ofertadas. Esses dados demonstram a necessidade de ampliação de vagas em instituições públicas de ensino técnico e superior no Brasil, prejudicadas pelo contingenciamento de recursos”, afirma a Pró-reitora.

Gabrielle da Silva Roque, presidente do Diretório Acadêmico do Campus Panambi relembrou a importância e qualidade dos Institutos Federais, com destaque para a apatia dos servidores e alunos na defesa da instituição. “Estão aguardando que falte o lanche no intervalo ou que as portas do campus fechem para começar a agir?”, provoca a aluna. “É mais que necessário que a comunidade discuta e participe da defesa dos institutos federais. E que se levante não bandeiras de partidos, mas sim uma única bandeira, a da educação”, finaliza. Já Telma de Souza Pires, presidente do Grêmio Estudantil, destacou o poder que o protagonismo jovem possui, relembrando as atividades estudantis realizadas em 2016 e precisam ser retomadas no momento atual. Telma também destacou a importância do IFFar no desenvolvimento econômico regional e intelectual dos que pela instituição passam, citando como exemplo o fomento ao pensamento crítico possibilitado por momentos como o oportunizado pelo debate. A aluna finalizou a fala lembrando que a “modificação social apenas é possível com a continuidade do investimento maciço em educação. Por isso devemos unir as forças para defender o nosso instituto”.

O desafio de todos os presentes, a partir da realização do evento, é conscientizar a comunidade de que a educação não é um mérito, mas um direito do cidadão. De acordo com a avaliação de Alessandro Callai Bazzan, Diretor Geral do Campus, “a comunidade atendeu ao chamado para debater a realidade da educação pública em Panambi, que é também uma realidade da nação. Debates como o realizado possibilitam que o público venha a se inteirar sobre a situação da educação pública no Brasil e, com isso, busque apoio dos parlamentares a fim de garantir a manutenção e ampliação do nosso campus e dos nossos cursos”.