Página inicial > Panambi > Projeto 'Identidade IFFar: teorizAÇÃO' promove debate sobre Computação e IA na Educação Básica
Notícias Panambi

Publicado em Sexta, 23 de Agosto de 2024, 10h33 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na tarde do dia 21/08/2024, servidores e estagiários do IFFar - Campus Panambi reuniram-se no auditório para mais um encontro promovido pelo projeto “Identidade IFFar: teorizAÇÃO”.

O convidado para compartilhar ensinamentos sobre “Computação e Inteligência Artificial na Educação Básica” foi o professor Dr. Christian Puhlmann Brackmann.

Christian iniciou sua fala cativando o público ao propor uma reflexão sobre o que esperar das profissões do futuro e quais são as novas habilidades necessárias para desenvolvê-las. Ele procurou desmistificar a ideia de que a IA substituirá a inteligência humana, mostrando como ambas podem ser complementares.

Além disso, o professor abordou aspectos relacionados à compreensão do termo "COMPUTAÇÃO", sua história, compartilhou informações sobre as diretrizes que tornam obrigatório o ensino de Computação na Educação Básica em todas as escolas do país (norma complementar à BNCC, aprovada em 2022, da qual ele foi um dos autores proponentes) e mencionou o pioneirismo do estado do Piauí ao adicionar, além da Computação, o ensino de IA como disciplina obrigatória nas escolas públicas estaduais para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio. Explicou sobre as competências a serem desenvolvidas na área e, em especial, os pilares do pensamento computacional e como podem ser trabalhados em cada etapa da Educação Básica.

A atividade foi conduzida de forma dinâmica, na qual o público pôde interagir com o palestrante, esclarecer dúvidas e compartilhar preocupações sobre a adoção dessa nova ciência (Computação) no currículo escolar da instituição.

Agradecemos ao professor Christian pela apresentação cativante, fruto de um estudioso apaixonado e convicto da importância da alfabetização digital desde os primeiros anos de escolaridade, a qual transformará a Computação em um direito universal.

Somos gratos a todos que participaram da formação, em especial ao mediador, Pedro Henrique Bastos, Coordenador de TI do Campus; ao servidor e grupo de estudantes que realizou uma apresentação musical na abertura da atividade; e convidamos a todos para, juntos, construirmos diferentes possibilidades de aprendizagem