Página inicial > Panambi > Docente do IFFar colabora em projeto pioneiro de inserção de IA no currículo das Escolas do Piauí
Notícias Panambi

Publicado em Terça, 13 de Agosto de 2024, 09h13 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Em 2022, o Brasil deu um passo significativo na educação ao incluir a computação como componente curricular obrigatório na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), se destacou recentemente em dar um passo maior ao adotar não só a computação, mas a Inteligência Artificial (IA) como disciplina obrigatória nas escolas públicas estaduais para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e para os três anos do Ensino Médio. Com essa iniciativa, o Brasil se une a um seleto grupo de 12 países que integraram a IA na Educação Básica.

O projeto foi desenvolvido em parceria com docentes da UFRGS, Unipampa e IFFar – Campus Panambi, com a colaboração do professor Dr. Christian Brackmann. A iniciativa abrangeu temas como Curadoria de Dados, Aprendizagem de Máquina e Processamento de Linguagem Natural, capacitando cerca de 800 professores e beneficiando diretamente cerca de 120 mil estudantes.

A metodologia de Sala de Aula Invertida foi adotada, com videoaulas disponibilizadas previamente, permitindo que os encontros síncronos fossem dedicados a esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos. Sete professores formadores e uma supervisora de tutoria coordenaram a formação, apoiados por 20 tutores que acompanharam grupos de professores em encontros semanais. A abordagem do projeto enfatizou tanto o "pensar com a IA" (uso da IA para resolver problemas) quanto o "pensar sobre a IA" (compreensão do funcionamento da IA), destacando sempre as vantagens e os riscos associados à tecnologia.

Com essa iniciativa, o Piauí se posiciona na vanguarda da educação em IA, preparando seus jovens para um futuro onde a tecnologia desempenha um papel central. Informações adicionais sobre o projeto estão disponíveis no site www.ianaescola.com.br.

O IFFAR tem orgulho em participar dessa iniciativa inovadora em levar a Inteligência Artificial para as salas de aula, capacitando professores e preparando os estudantes para os desafios do futuro.