Página inicial > Panambi > IFFAR Campus Panambi se prepara para ofertar o Curso de Especialização em Gestão Escolar
Notícias Panambi

Publicado em Quinta, 11 de Mai de 2023, 15h16 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Considerando a missão do Instituto Federal Farroupilha, de "promover a educação profissional, científica e tecnológica, pública e gratuita, por meio do ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação integral do cidadão e no desenvolvimento sustentável", a Especialização em Gestão Escolar vem atuar na disponibilização de qualificação profissional no âmbito educacional. Com a preocupação de contemplar processos de desenvolvimento de demandas sociais e regionais, o curso busca fornecer qualificação profissional para que os profissionais da educação atuem na gestão escolar da educação básica. A escolha pela oferta de um curso que foque na gestão escolar se justifica pela compreensão de que o papel dos processos relacionados à gestão tem uma importância fundamental na dinamização de processos educativos de forma participativa e democrática.

Além disso, observa-se um movimento de procura por cursos de formação continuada, cursos de extensão por parte das redes municipais de ensino e rede Estadual do Rio Grande do Sul. Essa procura tem sido motivada por alterações na legislação federal de financiamento da educação básica, atrelando formas de distribuição de fomento à escolha por mérito de dirigentes escolares. A previsão advinda da Lei nº 14.113 (BRASIL, 2020) que regulamenta a lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), estabelece uma complementação para o financiamento no Valor Aluno Ano por Resultado (VAAR), prevendo como condição:

I - provimento do cargo ou função de gestor escolar de acordo com critérios técnicos de mérito e desempenho ou a partir de escolha realizada com a participação da comunidade escolar dentre candidatos aprovados previamente em avaliação de mérito e desempenho; (BRASIL, 2020, Art. 14, § 1° inciso I).

Com isso, os critérios de mérito, a avaliação e a forma de buscar profissionalizar os gestores escolares se ampliam e reverberam na necessidade de formação. No entanto, essa formação precisará ser qualificada ao encontro das necessidades das escolas. Entende-se por isso a necessidade de retomar ofertas de cursos de pós-graduação Lato sensu colaborando com a formação de gestores escolares e a qualificação da educação básica, principalmente fortalecendo o princípio da gestão democrática.

Com duração de 400 horas organizadas em 18 meses, o Curso de Especialização em Gestão Escolar é voltado a licenciados(as) ou portadores de diploma de ensino superior equivalente e graduados que estejam atuando como gestores em Escolas de Educação Básica, que têm a intenção de atuar como gestores ou que tem o interesse de conhecer mais sobre o assunto. Ofertado na modalidade presencial, as aulas iniciam no segundo semestre de 2023, nas sextas-feiras à noite e sábado turnos manhã e tarde, em finais de semana intercalados.

Com essa organização didático-pedagógica, o objetivo do Curso será a capacitação de profissionais envolvidos com a educação por meio da atualização, do aprofundamento e da socialização de conhecimentos teórico-práticos relacionados à gestão escolar, de modo que sejam capazes de contribuir na constituição de processos de gestão democrática de forma comprometida com a qualidade do ensino e da aprendizagem, problematizando e propondo intervenções na realidade escolar em que estão inseridos.

Em breve, ainda no mês de maio, será publicado Edital do Processo Seletiva e serão abertas as inscrições! Acompanhe!

Anexos: