Página inicial > Panambi > IFFar realiza encerramento do projeto de extensão Inteligência Emocional no Lar de Idosos Tabea
Notícias Panambi

Publicado em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 16h42 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Após o segundo ano de atividades do projeto de extensão Inteligência Emocional: uma necessidade do nosso tempo, uma divertida tarde marcou o encerramento da edição 2022 do projeto, no dia 07 de dezembro. A edição atual do projeto iniciou suas atividades em 01 de junho deste ano e contou com uma equipe de membros composta por alunos, docentes e TAEs do IFFar, além da participação de voluntários externos.

Os encontros quinzenais buscavam oportunizar a reflexão dos moradores da instituição acerca da gestão de emoções e da compreensão do porquê sentimos o que sentimos, através de atividades lúdicas motivadas a partir de rodas de conversa sobre lembranças da infância e da juventude dos participantes, contação de histórias, atividades musicais, pet terapia, além de atividades físicas como alongamento e dança.

Indo ao encontro do tema proposto pelo Lar para a edição do projeto: “Ainda somos os mesmos”, as atividades propostas buscavam sempre relacionar o momento atual com o passado de seus participantes, valorizando seus sentimentos e sua vivência, além de proporcionar um encontro intergeracional entre a equipe de membros do projeto e os moradores do lar.

Com a chegada do final do ano e a proximidade do Natal, quando se fala em lembranças de preparativos para as festividades, é impossível não lembrar das bolachas de Natal. E essa foi a atividade proposta para os idosos: que cada um decorasse bolachas e pudesse sentir aquele gostinho de infância ao saboreá-las.

A proposta foi muito bem recebida pela equipe de gestores do lar e muito mais pelos seus moradores, que reviveram nessa tarde lembranças de quando decoravam bolachas com seus pais e com seus filhos em sua mocidade. A tarde foi animada por músicas natalinas, roda de conversa e boas risadas!