Página inicial > Panambi > IFFar encerra curso prático de programação para estudantes da Escola Bom Pastor
Notícias Panambi

IFFar encerra curso prático de programação para estudantes da Escola Bom Pastor

Publicado em Quinta, 18 de Agosto de 2022, 16h13 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Entre os meses de maio de agosto de 2022, 58 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor foram contemplados com ensinamentos teóricos e práticos sobre programação, a partir do uso da placa Arduino.

O projeto "Pensamento Computacional + Arduino para Professores da Educação Básica", coordenado pelo professor de física do IFFar – Campus Panambi, Gláucio Libardoni, foi realizado em 5 encontros (20h), contando com o apoio dos estudantes Artur de Souza, Álvaro Hahn e Lucas Stelter, do 2º ano do Curso Técnico em Automação Industrial, e Leonardo Saquet (1º ano do Técnico em Informática)

Ao final do curso, o professor Gláucio destacou o elevado índice de frequência dos participantes durante os encontros, ressaltando que os conteúdos propostos estavam de acordo com os conhecimentos prévios já apresentados pelos estudantes. Todos os envolvidos no projeto (alunos bolsistas e equipe gestora da escola) estavam preparados para ministrarem o curso, no qual foram desenvolvidos os seguintes projetos: pisca led; adivinha palavras com led; semáforo único; semáforo duplo; sensor de estacionamento por cancela; sensor de temperatura e sensor de luminosidade.

O diretor e o vice-diretor da escola, Leandro Veit e Ezequiel Santos, receberam uma formação em relação a conhecimentos de projetos iniciais de robótica com Arduino e participaram ativamente de toda formação, cujos encontros finais foram realizados nas dependências do IFFar – Campus Panambi.

Para eles, “o projeto oportunizou para os alunos conhecimentos e conceitos científicos inovadores na área de programação, possibilitando ampliação das aprendizagens. Enquanto Equipe Gestora e professores da escola, agradecemos o compartilhamento de conhecimento através deste projeto de extensão, onde os encontros foram de grande significado, uma vez que o tema desenvolvido – Arduino - não está inserido no ensino formal.  Entendemos que são parcerias como estas que contribuem na formação de nossos alunos”.

Ainda, no encerramento do projeto, o professor Jorge Fonseca, Diretor Geral do IFFar – Campus Panambi, agradeceu a parceria com a SMEC, que possibilitou a realização do projeto na escola, destacando que atividades de extensão como essa são parte do papel social do IFFar para com a comunidade.

Parabenizamos os proponentes Gláucio Libardoni (Campus Panambi), André Venturini (Campus São Vicente do Sul) e Christian Brackmann (Campus Panambi) por essa importante ação, fomentada pelo Ministério da Educação (MEC), e agradecemos a acolhida da Escola Bom Pastor.