Página inicial > Panambi > Participação na Conferência Nacional de Educação - etapa regional
Notícias Panambi

Participação na Conferência Nacional de Educação - etapa regional

Publicado em Quinta, 11 de Novembro de 2021, 07h31 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior
Na manhã de terça, 09/11, os diretores Lisiane Goettems e Jorge Fonseca participaram da etapa municipal da Conferência Nacional da Educação (CONAE), compartilhando um relato de experiência vinculado ao tema do evento: tecnologia e conectividade a serviço da educação.

A reflexão apresentada pelos representantes do IFFar permeou os últimos 19 meses de atuação educacional em tempo de pandemia, na qual “o futuro transformou-se em presente”, pois o uso de ferramentas de conectividade para comunicar, ensinar, aprender e relacionar-se reafirma que a tarefa de ensinar e aprender é muito dinâmica e constantemente requisita a buscar outras possibilidades pedagógicas.Outro ponto enfatizado pelos gestores do IFFar foram as ações encampadas para garantir o acesso dos estudantes às atividades remotas, citando o empréstimo de equipamentos (computadores e periféricos), a disponibilização do auxílio inclusão digital (para subsidiar a contratação de serviço de internet), além da oferta de auxílio emergencial, visando garantir condições mínimas necessárias para a permanência ativa de estudantes com comprovações financeiras vulneráveis.

Por fim, Lisiane realizou um alerta, a partir da experiência que o período de atividades remotas nos trouxe:
“O futuro que pensa a conectividade precisa pensar nos ganhos que os acessos tecnológicos nos proporcionam e nos alertas vermelhos de uma vida que muda alguns aspectos da humanização. Nos tornamos seres conectados mas solitários, de acesso a plataformas e ferramentas digitais constantes e, no entanto, descuidamos do contato presencial, da boa cadeira para sentar e assegurar um postura que proteja cervical, lombar... Ficamos mais sozinhos, num mundo que posta alegrias constantes, sendo que o real nos impele a viver enfrentamentos de interação, com o nosso eu interior e relacional com a família, os vizinhos, o trabalho, que nos exigem mecanismos outros: saber dialogar, saber criar, saber esperar, dentre outros.....A escola não pode descuidar do TODO que somos como seres humanos”.
Agradecemos a SMEC, na pessoa da Sra. Dorilda Paula, pela oportunidade da partilha.
Assunto(s): ,