Página inicial > Júlio de Castilhos > Consup aprova suspensão da exigência de passaporte vacinal
Notícias Júlio de Castilhos

Consup aprova suspensão da exigência de passaporte vacinal

Publicado em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 14h33 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

Decisão foi recomendada pelo Comitê Institucional de Emergência (CIE) com base em questões legais e situação epidemiológica atual.

CONSUP.png

Durante a reunião extraordinária realizada nesta manhã (4), o Conselho Superior do Instituto Federal Farroupilha aprovou a suspensão da exigência do passaporte vacinal a partir do segundo semestre letivo de 2022. Desta forma, ficam dispensadas tanto a apresentação de comprovantes de vacinação quanto a de testes RT-PCR ou RT Ag negativos para ingresso e permanência nas unidades do IFFar. O passaporte vacinal foi uma das exigências para o retorno presencial às atividades acadêmicas e administrativas, em fevereiro desde ano.

A decisão foi baseada no parecer elaborado pelo Comitê Institucional de Emergência (CIE) e no parecer técnico elaborado pelos profissionais médicos da instituição. Na reunião, a enfermeira Liana Nolibos Rodrigues, do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho, destacou que a vacina contra a Covid-19 foi imprescindível para que essa flexibilização aconteça. Conforme dados do Comitê, 98% dos servidores e estudantes do IFFar aderiram à vacinação.

Outros dados que corroboram com a mudança vêm do Sistema 3As de Monitoramento da Covid no estado, que mostra nenhuma região em alerta desde junho, e a baixa ocupação de leitos de UTI nas cidades em que o IFFar possui unidades. A recomendação também leva em conta questões legais, como o encerramento da emergência em saúde pública pelo governo federal, no final de abril.

Como medidas compensatórias, foram indicadas pelo Comitê:

• a articulação de campanhas de vacinação contra a Covid-19 e Gripe por Influenza, em parceria com as prefeituras dos municípios das unidades do IFFar;
  • a obrigatoriedade do uso de máscaras nos eventos institucionais com presença de público externo; e
  • a responsabilidade de cada pessoa da comunidade acadêmica pela proteção da saúde individual e coletiva para que não ocorram retrocessos.

Exemplo de evento com público externo que exigirá o uso de máscara serão as provas do processo seletivo dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, cujo edital será publicado no próximo dia 8.

Uma resolução será publicada pelo Conselho Superior para formalizar a decisão, a qual poderá ser revista caso haja modificação de cenários epidemiológicos e normativas vigentes.

A reunião extraordinária do Consup foi transmitida ao vivo pelo YouTube.