Página inicial > Júlio de Castilhos > 6º Fórum de Ações Afirmativas inicia nesta terça-feira (19)
Notícias Júlio de Castilhos

6º Fórum de Ações Afirmativas inicia nesta terça-feira (19)

Publicado em Terça, 19 de Outubro de 2021, 16h58 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

rimeiro painel está marcado para as 10h. Fórum vai até esta quinta-feira, 21 de outubro.

Arte_ForumAcoesAfirmativas.png

O IFFar é uma das instituições organizadoras do 6º Fórum de Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul, realizado de 19 a 21 de outubro. Com o objetivo de refletir sobre avanços nas políticas de ações afirmativas das instituições federais de ensino superior do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, o evento será realizado pela primeira vez em edição online e tem como tema central "Em defesa das ações afirmativas: avaliação e perspectivas".

As atividades do fórum vão abordar aspectos da implementação da política de cotas (Lei 12.711/12) e da permanência de estudantes que acessaram o ensino técnico e superior pela reserva de vagas. Haverá painéis de relatos de experiências e mesas-redondas. O evento também tem a finalidade de compartilhar experiências e iniciativas que buscam consolidar as políticas de ações afirmativas nas instituições, na comunidade acadêmica e na sociedade.

Além do IFFar, a comissão organizadora desta edição é composta por IFRS, UFSC, IFSC, UFSM, UNIPAMPA, IFSUL, FURG, IFPR E UFCSPA.

Como participar

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link. Haverá certificação de 30h para quem obtiver pelo menos 75% de participação. As atividades podem ser acompanhadas no Canal Oficial do IFRS

Confira a programação

19 de outubro

• 10h – Painel 1 (Eixo Políticas de Gênero e Sexualidades) – Experiências de políticas relacionadas à gênero e sexualidades. Palestrantes: Aurivar Fernandes Filho (UFSC), Lauri Miranda (UFRGS), Anderson Dall Agnol (IFRS)
  • 14h – Mesa-redonda 1. Palestrantes: Jane Felipe (UFRGS) – Maria Regina Moraes (Regininha) (FURG) – Gabriela da Silva (UFSC)
  • 18h30min – Abertura oficial do evento: Políticas de Ações Afirmativas: aspectos jurídicos e políticos. Atividade cultural: Antoniel Martins Lopes (NEABI/Unipampa). Palestrantes: Enrico Rodrigues de Freitas (Procurador da República/RS), Roger Raupp Rios (Desembargador Federal/RS), Dora Lucia Bertulio (Procuradoria da UFPR). Mediador: Milton Guilherme de Almeida Pfitscher (Procuradoria Federal do IFFar)

20 de outubro

• 10h – Painel 2 (Eixo Políticas para Pessoas com Deficiência e necessidades específicas) – Experiências de políticas relacionadas às pessoas com deficiência. Palestrantes: Cláudio Adão da Rosa (IFSC), Carine Martins Barcellos (UFSM), Vanessa do Lago (UFFS)
  • 14h – Mesa 2 (Eixo Políticas para Pessoas com Deficiência e necessidades específicas) – Discussões relacionadas às pessoas com deficiência. Palestrantes: Izabel Maior (UFRJ), Cristiane Ribeiro (IFPR), Laura Ceretta (UFPR)

21 de outubro

• 10h – Painel 3 (Eixo Políticas sobre cotas, verificação racial e relações étnico-raciais) – Experiências relacionadas às cotas étnico-raciais. Palestrantes: Jussete Rosane Trapp Wittkowski (IFSC), Marta Iris Camargo Messias da Silveira (Unipampa), Elisa Celmer (FURG), Mediação: Alba Salatino (IFRS)
  • 14h – Painel 4 (Eixo Políticas sobre cotas, verificação racial e relações étnico-raciais) – Experiências relacionadas às comissões de verificação racial. Palestrantes: Rosane Bom (IFSUL), Rosane Brum Mello (UFSM), Fernanda Camargo (IFFAR)
  • 18h30min – Mesa de Encerramento – Em defesa das políticas públicas de ação afirmativa: valorização étnico-racial, diversidade e inclusão. Palestrantes: Georgina Helena Lima Nunes (UFPEL), Andréa Poletto (IFRS).

Fonte: Ascom Reitoria