Página inicial > Jaguari > Moradia estudantil voltará a funcionar em 2022
Notícias Jaguari

Moradia estudantil voltará a funcionar em 2022

Publicado em Terça, 26 de Outubro de 2021, 11h04 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior

Benefício é ofertado em cinco campi do IFFar. Seleção de estudantes terá início ainda neste ano.

MORADIA ESTUDANTIL 800x800 equal

Com a expectativa de iniciar o primeiro semestre presencial devido ao avanço da vacinação e o controle da pandemia de Covid-19 no estado, o IFFar prepara a reabertura das moradias estudantis em 2022. Conforme a Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), as seleções de estudantes terão início ainda neste ano, em paralelo com os períodos de confirmação de vaga dos processos seletivos vigentes. As residências estão fechadas desde março de 2020, quando foi anunciada a suspensão das atividades presenciais em todas as unidades.

A moradia estudantil é ofertada nos campi Alegrete, Jaguari, Frederico Westphalen, São Vicente do Sul e São Borja. Esse benefício é destinado a alunos e alunas que residem em municípios diferentes ou em locais de difícil acesso ao campus onde estudam. Para concorrer a uma vaga na moradia estudantil, é preciso estar matriculado(a) em todas as disciplinas regulares ofertadas no semestre ou ter aulas de segunda a sexta-feira. O critério da seleção é socioeconômico.

O primeiro edital, voltado a estudantes dos técnicos integrados, deverá ser publicado em novembro pelos campi que ofertam o serviço. Já o edital destinado aos cursos superiores será publicado no início de 2022. O quantitativo de vagas ofertadas estará atrelado aos protocolos de biossegurança estabelecidos pelo Comitê Institucional de Emergência (CIE) e dependerá do contexto pandêmico nos municípios. “Hoje, com os números atuais da pandemia, ofertaríamos somente uma parcela do total de vagas. Mas continuaremos acompanhando e, na medida em que o processo de vacinação avance, o que tende a impactar na melhoria do cenário, poderemos ampliar o quantitativo de vagas”, explica o Diretor de Assistência Estudantil do IFFar, Hermes Uberti.

Retorno presencial gradual - no dia 30 de setembro, o Conselho Superior do IFFar aprovou a flexibilização do ensino remoto a fim de permitir a realização de atividades práticas de presença essencial. A partir do cumprimento de protocolos sanitários e do compromisso de toda a sociedade com a vacinação, a expectativa da reitora do IFFar, Nídia Heringer, é de que o ano letivo de 2022 já possa ter o início presencial.